A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação

Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interl...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de, Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes, Porta, Drielly Sinara de Castro, Barbosa, Renan Gonçalves, Dutra, Maria Elena Aquino, Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino, Duarte, Dania Andrezza, Santana, Maria Luzia da Silva, Purificação, Marcelo Máximo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6688
recordtype ojs
spelling peri-article-66882024-04-14T22:44:41Z A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo Ciências Humanas; Educação Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar.  Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-06-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 10.3895/recit.v9.n23.6688 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 2175-1846 10.3895/recit.v9.n23 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes
Porta, Drielly Sinara de Castro
Barbosa, Renan Gonçalves
Dutra, Maria Elena Aquino
Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino
Duarte, Dania Andrezza
Santana, Maria Luzia da Silva
Purificação, Marcelo Máximo
spellingShingle Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes
Porta, Drielly Sinara de Castro
Barbosa, Renan Gonçalves
Dutra, Maria Elena Aquino
Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino
Duarte, Dania Andrezza
Santana, Maria Luzia da Silva
Purificação, Marcelo Máximo
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
author_sort Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
title A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_short A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_full A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_fullStr A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_full_unstemmed A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_sort metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
description Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar.  Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688
_version_ 1805535841302347776
score 10,814766