A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interl...
Principais autores: | Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de, Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes, Porta, Drielly Sinara de Castro, Barbosa, Renan Gonçalves, Dutra, Maria Elena Aquino, Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino, Duarte, Dania Andrezza, Santana, Maria Luzia da Silva, Purificação, Marcelo Máximo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6688 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-66882024-04-14T22:44:41Z A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo Ciências Humanas; Educação Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar. Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-06-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 10.3895/recit.v9.n23.6688 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 2175-1846 10.3895/recit.v9.n23 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo |
spellingShingle |
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
author_sort |
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de |
title |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_short |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_full |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_fullStr |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_full_unstemmed |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_sort |
metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
description |
Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar. Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 |
_version_ |
1805535841302347776 |
score |
10,814766 |