A voz do leitor em cartas à redação: uma abordagem contextual
Este trabalho resulta de uma pesquisa que investigou como o gênero textual carta do leitor funciona no universo midiático impresso. A pesquisa teve como objetivo descrever a analisar cartas do leitor, a partir de uma análise contextual-enunciativa. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa...
Autor principal: | Nunes, Valfrido da Silva |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6693 |
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peri-article-66932020-10-22T14:39:52Z A voz do leitor em cartas à redação: uma abordagem contextual Nunes, Valfrido da Silva Linguística; Letras; Língua Portuguesa carta do leitor; esfera jornalística; análise de gêneros Este trabalho resulta de uma pesquisa que investigou como o gênero textual carta do leitor funciona no universo midiático impresso. A pesquisa teve como objetivo descrever a analisar cartas do leitor, a partir de uma análise contextual-enunciativa. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de natureza predominantemente qualitativa, respaldada por dados quantitativos relativos às recorrências, a partir da análise de um corpus – constituído de 237 exemplares autênticos do gênero – colhido do Jornal do Commercio de Pernambuco, durante o primeiro semestre do ano de 2010. Os fundamentos teóricos do trabalho assentam-se na Teoria de Gêneros Textuais, em sua abordagem sociorretórica, através da contribuição de Swales (1990; 2009a; 2009b), Bhatia (1993; 1997; 2009), Miller (1984; 2009) e Bazerman (2006; 2007; 2009), sem deixar de lado os relevantes estudos de Bakhtin (1976; 1993; 1997a; 1997b; 1998; 2003; 2009), Marcuschi (2007; 2008; 2010a; 2010b), dentre outros. Os resultados revelaram que a carta do leitor é um gênero bastante heterogêneo, tanto do ponto de vista dos seus propósitos comunicativos, quanto da sua organização retórica. A análise dos dados mostrou também que os processos de produção, edição e recepção desse gênero são complexos, visto que várias questões socioideológicas estão aí embutidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-03-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6693 10.3895/rl.v20n28.6693 Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n28 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6693/5816 Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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