Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química

O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil,...

ver descrição completa

Principais autores: Caraballo Melatti, Giovana, Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6722
recordtype ojs
spelling peri-article-67222022-10-18T23:54:20Z Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química Caraballo Melatti, Giovana Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta 7.08.01.02-9 Ensino de Ciências; Ensino de Química; Pesquisa em Ensino; Profissionalização Docente O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) 2017-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 10.3895/actio.v2n1.6722 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 23-40 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 23-40 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722/4326 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Caraballo Melatti, Giovana
Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta
spellingShingle Caraballo Melatti, Giovana
Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
author_sort Caraballo Melatti, Giovana
title Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
title_short Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
title_full Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
title_fullStr Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
title_full_unstemmed Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
title_sort constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no brasil com foco nas pesquisas em educação química
description O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722
_version_ 1805450567968882688
score 10,814766