Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química
O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil,...
Principais autores: | Caraballo Melatti, Giovana, Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6722 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67222022-10-18T23:54:20Z Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química Caraballo Melatti, Giovana Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta 7.08.01.02-9 Ensino de Ciências; Ensino de Química; Pesquisa em Ensino; Profissionalização Docente O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) 2017-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 10.3895/actio.v2n1.6722 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 23-40 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 23-40 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722/4326 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Caraballo Melatti, Giovana Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta |
spellingShingle |
Caraballo Melatti, Giovana Gonçalves e Silva Hussein, Fabiana Roberta Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
author_sort |
Caraballo Melatti, Giovana |
title |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_short |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_full |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_fullStr |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_full_unstemmed |
Constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no Brasil com foco nas pesquisas em educação química |
title_sort |
constituição do campo de pesquisa em ensino de ciências no brasil com foco nas pesquisas em educação química |
description |
O objetivo deste trabalho é descrever de que modo se constituiu e vem se constituindo o campo de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil com foco na Educação Química. São abordados no trabalho: os aspectos históricos da constituição das áreas de Ensino de Ciências e do Ensino de Química no Brasil, os principais eventos da área de Química, bem como as instituições responsáveis por eles e a frequência e locais onde ocorrem, os principais periódicos da área de Química e suas frequências e locais de publicação, o público a que se destinam os eventos e periódicos descritos, as condições necessárias para a participação nos eventos e para publicação nos periódicos e as principais linhas temáticas das investigações. A partir da análise dos dados coletados, pode-se perceber que o campo de pesquisa em Ensino de Química é de grande importância para que haja uma melhora efetiva do processo de ensino-aprendizagem em Química no país, uma vez que é a partir da ação e do conhecimento do professor, que permanece em contínuo processo de aprimoramento profissional e que reflete acerca de sua pesquisa e de sua própria prática pedagógica, que surgem novas práticas a serem usadas em sala de aula. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6722 |
_version_ |
1805450567968882688 |
score |
10,814766 |