Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química

Na presente pesquisa apresentamos os resultados de uma análise realizada em trabalhos completos, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento (1997-2015), que abordam sobre Avaliação em Química. A investigação pretende analisar...

ver descrição completa

Principais autores: Souza, Andriele Coraiola de, Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Na presente pesquisa apresentamos os resultados de uma análise realizada em trabalhos completos, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento (1997-2015), que abordam sobre Avaliação em Química. A investigação pretende analisar o que discutem pesquisadores e educadores a respeito dessa temática, buscando compreende-la e caracterizá-la, de modo a responder o que tem sido publicado por pesquisadores e educadores a respeito da Avaliação em Química? Visando cumprir os objetivos propostos, como metodologia de análise e coleta dos dados, utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo assumindo categorias a priori. Para a sistematização das informações foram destacados os objetivos apresentados nos trabalhos. Como resultados foram identificados 19 artigos que abordam sobre o tema e estes foram classificados em 4 categorias (Uso de instrumentos avaliativos, Análise de questões e/ou programas de avaliação, Avaliação e a formação de professores, Levantamento bibliográfico) com os quais foi possível caracterizar, de modo amplo, o campo Avaliação no Ensino de Química.  Por meio da análise, identificou-se que a maioria dos trabalhos tinha como objetivo investigar o uso de instrumentos avaliativos e analisar questões e/ou programas de avaliação. Poucos trabalhos apresentaram como foco de estudo realizar um levantamento bibliográfico sobre as experiências de avalição. Neste estudo foi possível evidenciar que a temática ainda é recente nas pesquisas em Ensino de Química, por outro lado, têm ganhado espaço ao longo do tempo.