Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica

Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar...

ver descrição completa

Principais autores: Franco Carbuloni, Caroline, Borges de Oliveira, Jéssica, Bazoli dos Santos, Katlyn, Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6758
recordtype ojs
spelling peri-article-67582022-10-18T23:54:23Z Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica Franco Carbuloni, Caroline Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina 7.08.04.00-1/7.08.04.04-4 Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID 2017-08-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 10.3895/actio.v2n1.6758 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 225-242 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 225-242 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758/4362 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Franco Carbuloni, Caroline
Borges de Oliveira, Jéssica
Bazoli dos Santos, Katlyn
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
spellingShingle Franco Carbuloni, Caroline
Borges de Oliveira, Jéssica
Bazoli dos Santos, Katlyn
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
author_sort Franco Carbuloni, Caroline
title Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_short Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_full Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_fullStr Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_full_unstemmed Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_sort levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
description Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758
_version_ 1805451138206531584
score 10,814766