Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar...
Principais autores: | Franco Carbuloni, Caroline, Borges de Oliveira, Jéssica, Bazoli dos Santos, Katlyn, Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6758 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67582022-10-18T23:54:23Z Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica Franco Carbuloni, Caroline Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina 7.08.04.00-1/7.08.04.04-4 Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID 2017-08-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 10.3895/actio.v2n1.6758 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 225-242 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 225-242 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758/4362 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Franco Carbuloni, Caroline Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
spellingShingle |
Franco Carbuloni, Caroline Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
author_sort |
Franco Carbuloni, Caroline |
title |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_short |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_full |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_fullStr |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_full_unstemmed |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_sort |
levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
description |
Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 |
_version_ |
1805451138206531584 |
score |
10,814766 |