O enfoque ciência, tecnologia e sociedade como promoção da alfabetização científica e tecnológica em museus de ciências

O trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódic...

ver descrição completa

Principais autores: Palmieri, Luciane Jatobá, Silva, Camila Silveira da, Lorenzetti, Leonir
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6783
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O trabalho objetiva identificar as ações educativas ocorridas em museus de ciências com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Por meio de uma pesquisa documental, foram selecionados trabalhos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências avaliados com Qualis A1 e A2 e nas atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Os trabalhos apontam para a importância de o Ensino de Ciências utilizarem os estudos CTS para atingir uma efetividade na ACT e a necessidade de estreitar relações entre museu e escola, pois essa última instituição não tem condições de proporcionar a seu público todas as informações científicas necessárias para a compreensão do mundo atual e os museus de ciências podem contribuir na formação crítica dos cidadãos com relação as questões sobre Ciência e Tecnologia (C&T).