A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
O estudo descreve uma proposta pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, do sistema público de ensino no município de xxxxxx integrando a resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática com a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) digitais, envolv...
Principais autores: | Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien, Boscarioli, Clodis, Mallmann Pacheco, Sibeli, Vilela Pinto, Joane |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6789 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67892024-04-14T22:44:41Z A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien Boscarioli, Clodis Mallmann Pacheco, Sibeli Vilela Pinto, Joane Educação. Ensino-Aprendizagem Objetos de Aprendizagem (AO); Matemática; Resolução de Problemas. O estudo descreve uma proposta pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, do sistema público de ensino no município de xxxxxx integrando a resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática com a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) digitais, envolvendo operações de união, interseção e diferença do conjunto dos números Reais. Com o desenvolvimento da proposta verificou-se que os estudantes desconheciam as potencialidades dos OA como ferramentas de estudos, e que a integração da metodologia de resolução de problemas com OA foi fundamental para os estudantes traçarem diferentes estratégias de resolução. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-05-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789 10.3895/recit.v9.n23.6789 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 129-140 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 129-140 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 129-140 2175-1846 10.3895/recit.v9.n23 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien Boscarioli, Clodis Mallmann Pacheco, Sibeli Vilela Pinto, Joane |
spellingShingle |
Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien Boscarioli, Clodis Mallmann Pacheco, Sibeli Vilela Pinto, Joane A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
author_sort |
Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien |
title |
A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
title_short |
A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
title_full |
A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
title_fullStr |
A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
title_sort |
integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática |
description |
O estudo descreve uma proposta pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, do sistema público de ensino no município de xxxxxx integrando a resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática com a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) digitais, envolvendo operações de união, interseção e diferença do conjunto dos números Reais. Com o desenvolvimento da proposta verificou-se que os estudantes desconheciam as potencialidades dos OA como ferramentas de estudos, e que a integração da metodologia de resolução de problemas com OA foi fundamental para os estudantes traçarem diferentes estratégias de resolução. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789 |
_version_ |
1805535788973162496 |
score |
10,814766 |