A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática

O estudo descreve uma proposta pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, do sistema público de ensino no município de xxxxxx integrando a resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática com a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) digitais, envolv...

ver descrição completa

Principais autores: Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien, Boscarioli, Clodis, Mallmann Pacheco, Sibeli, Vilela Pinto, Joane
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6789
recordtype ojs
spelling peri-article-67892024-04-14T22:44:41Z A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien Boscarioli, Clodis Mallmann Pacheco, Sibeli Vilela Pinto, Joane Educação. Ensino-Aprendizagem Objetos de Aprendizagem (AO); Matemática; Resolução de Problemas. O estudo descreve uma proposta pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, do sistema público de ensino no município de xxxxxx integrando a resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática com a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) digitais, envolvendo operações de união, interseção e diferença do conjunto dos números Reais. Com o desenvolvimento da proposta verificou-se que os estudantes desconheciam as potencialidades dos OA como ferramentas de estudos, e que a integração da metodologia de resolução de problemas com OA foi fundamental para os estudantes traçarem diferentes estratégias de resolução. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-05-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789 10.3895/recit.v9.n23.6789 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 129-140 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 129-140 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 129-140 2175-1846 10.3895/recit.v9.n23 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien
Boscarioli, Clodis
Mallmann Pacheco, Sibeli
Vilela Pinto, Joane
spellingShingle Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien
Boscarioli, Clodis
Mallmann Pacheco, Sibeli
Vilela Pinto, Joane
A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
author_sort Rosoti de Andrade, Susimeire Vivien
title A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
title_short A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
title_full A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
title_fullStr A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
title_full_unstemmed A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
title_sort integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática
description O estudo descreve uma proposta pedagógica desenvolvida com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, do sistema público de ensino no município de xxxxxx integrando a resolução de problemas como metodologia de ensino nas aulas de Matemática com a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) digitais, envolvendo operações de união, interseção e diferença do conjunto dos números Reais. Com o desenvolvimento da proposta verificou-se que os estudantes desconheciam as potencialidades dos OA como ferramentas de estudos, e que a integração da metodologia de resolução de problemas com OA foi fundamental para os estudantes traçarem diferentes estratégias de resolução.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6789
_version_ 1805535788973162496
score 10,814766