Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos prof...
Principais autores: | Semensate, Amanda Pini, Cedran, Débora Piai |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6819 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-68192022-10-18T23:54:18Z Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental Semensate, Amanda Pini Cedran, Débora Piai Formação de professores Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes. O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 10.3895/actio.v2n2.6819 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 43-60 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 43-60 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819/4435 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Semensate, Amanda Pini Cedran, Débora Piai |
spellingShingle |
Semensate, Amanda Pini Cedran, Débora Piai Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
author_sort |
Semensate, Amanda Pini |
title |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_short |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
description |
O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 |
_version_ |
1805451089045094400 |
score |
10,814766 |