Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental

O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos prof...

ver descrição completa

Principais autores: Semensate, Amanda Pini, Cedran, Débora Piai
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6819
recordtype ojs
spelling peri-article-68192022-10-18T23:54:18Z Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental Semensate, Amanda Pini Cedran, Débora Piai Formação de professores Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes. O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 10.3895/actio.v2n2.6819 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 43-60 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 43-60 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819/4435 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Semensate, Amanda Pini
Cedran, Débora Piai
spellingShingle Semensate, Amanda Pini
Cedran, Débora Piai
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
author_sort Semensate, Amanda Pini
title Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_short Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_full Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_sort discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
description O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819
_version_ 1805451089045094400
score 10,814766