Analyzing the electrochemistry experimentation in chemistry text books
The objective of this work was to verify and categorize the experimental activities contained in the sections of the contents of cells and batteries in four chemistry text books. The content analysis of Bardin (2011) was used for a better elucidation of the data. In three books were found experimen...
Principais autores: | Costa, Franciellen Rodrigues da Silva, Camargo, Sérgio, Silva, Camila Silveira da |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6864 |
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peri-article-68642022-10-18T23:54:10Z Analyzing the electrochemistry experimentation in chemistry text books A mobilização de saberes a partir do uso de diferentes materiais didáticos no contexto do PIBID Costa, Franciellen Rodrigues da Silva Camargo, Sérgio Silva, Camila Silveira da Educação e Ensino-Aprendizagem Material Didático; Formação de Professores; Ensino de Química. Textbook; Chemistry teaching; Experimentation The objective of this work was to verify and categorize the experimental activities contained in the sections of the contents of cells and batteries in four chemistry text books. The content analysis of Bardin (2011) was used for a better elucidation of the data. In three books were found experiments on cells and batteries in an illustrative/descriptive vision and in the fourth book was found a form of analysis of the composition of a cell, being classified as investigative experimentation. With this, we can notice that most of the chemistry text books has expermentations about battery and battery cells in an empirical-inductive way, with only one book bringing a kind of investigative approach. O presente artigo faz parte de uma dissertação que teve por objetivo investigar quais possíveis contribuições são percebidas por futuros professores de Química acerca de um estudo dirigido com diferentes materiais didáticos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em 2014, onde foram acompanhadas as atividades realizadas pelos bolsistas nas reuniões internas e atividades nas escolas parceiras ao projeto, os quais utilizaram de diversos materiais com potencialidades didáticas para o Ensino de Química. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e sua coleta de dados envolveu a transcrição dos áudios das entrevistas com oito sujeitos do grupo. Os dados foram analisados com base na Metodologia de Análise de Conteúdo, possibilitando identificar contribuições no processo formativo dos futuros professores a partir do uso de diferentes materiais didáticos. Os resultados apontaram para mobilização de saberes, os quais incluem saber preparar e dirigir atividades na medida em que o conhecimento da diversidade de recursos e fundamentação teórica corrobora para inserção dos materiais as práticas de ensino. O outro saber evidenciado na pesquisa trata-se do saber selecionar os materiais didáticos, onde o professor precisa estar atento aos critérios e recomendações para inserir os materiais em um planejamento coerente com os objetivos de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES 2018-02-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6864 10.3895/actio.v3n1.6864 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 91-114 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 91-114 2525-8923 10.3895/actio.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6864/4818 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6864/5136 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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