As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as fina...
Autor principal: | Moreira, Herivelto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-702 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-7022022-09-29T18:40:35Z As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio Moreira, Herivelto O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702 10.3895/S1982-873X2010000200001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702/545 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moreira, Herivelto |
spellingShingle |
Moreira, Herivelto As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
author_sort |
Moreira, Herivelto |
title |
As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
title_short |
As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
title_full |
As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
title_fullStr |
As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
title_sort |
as dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio |
description |
O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702 |
_version_ |
1805449051933507584 |
score |
10,814766 |