As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio

O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as fina...

ver descrição completa

Autor principal: Moreira, Herivelto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-702
recordtype ojs
spelling peri-article-7022022-09-29T18:40:35Z As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio Moreira, Herivelto O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702 10.3895/S1982-873X2010000200001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702/545 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Moreira, Herivelto
spellingShingle Moreira, Herivelto
As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
author_sort Moreira, Herivelto
title As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_short As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_full As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_fullStr As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_full_unstemmed As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
title_sort as dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio
description O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores associados aos sentimentos de satisfação e insatisfação de professores do ensino médio de escolas públicas de Curitiba. A satisfação no trabalho é definida como uma reação afetiva de um indivíduo em relação ao seu trabalho. Para as finalidades desse estudo, adotamos três dimensões para analisar a satisfação do professor no trabalho: a) a dimensão intrínseca, b) a dimensão extrínseca e c) a dimensão da organização da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo levantamento quantitativo. O estudo foi realizado em 10 escolas públicas da região de Curitiba. A amostra constituiu-se de 163 professores do ensino médio. Os principais resultados mostraram que as maiores fontes de satisfação dos professores são fatores ligados ao sentimento de competência, relacionamento com os alunos e a própria prática pedagógica. Dentre as fontes de insatisfação estão a falta de reconhecimento profissional, a quantidade de trabalho burocrático e a quantidade de alunos na sala de aula. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702
_version_ 1805449051933507584
score 10,814766