Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional

Esse artigo é resultado de um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços de transportes. Essa empresa que já foi líder de mercado, frente a crises econômicas e a entrada de novos concorrentes perdeu a liderança do segmento. Nesse contexto, vários departamentos da empre...

ver descrição completa

Principais autores: Bonadio, Victor, Moura, Delmo Alves
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7083
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Esse artigo é resultado de um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços de transportes. Essa empresa que já foi líder de mercado, frente a crises econômicas e a entrada de novos concorrentes perdeu a liderança do segmento. Nesse contexto, vários departamentos da empresa passaram por restruturações organizacionais em busca da redução de custos, afetando diretamente o departamento de vendas focada no business-to-business (B2B), que estava organizada de forma descentralizada e passou a ter uma organização centralizada.O desenvolvimento das novas práticas de mercado está diretamente relacionado com o modo que as organizações se relacionam com seus clientes, contudo desenvolver e sustentar uma relação de fidelidade com o cliente no B2B ainda é pouco explorado. Para esse estudo será utilizada a metodologia de mapa de fluxo de valor a fim de entender quais desperdícios existiam na antiga estrutura organizacional (descentralizada) que poderiam ter sido otimizados dentro da nova estrutura (centralizada). Dessa forma esse artigo tem por objetivo entender a viabilidade da utilização da metodologia e identificar quais processos de vendas geram valor ao cliente dentro do B2B.Os resultados demonstraram que a utilização da metodologia de mapa de fluxo de valor aplicado a serviços, mais especificamente ao departamento de vendas é de fato eficaz para a identificação dos principais desperdícios. A utilização da ferramenta pela empresa, previamente a alteração organizacional poderia ter levado a uma estrutura ainda mais preparada para atender ao cliente, pois em ambos os mapas foram encontradas as mesmas oportunidades de melhoria.