Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina
Este trabalho apresenta uma aplicação do estudo de Confiabilidade através da análise de dados e geração das curvas R(t), F(t), f(t) e λ(t), contemplando seu uso na base operacional da área de filtragem de hidrato de uma refinaria de alumina. Nele, busca-se dimensionar o grau de confiabilidade dos mo...
Principais autores: | Viana, Herbert Ricardo Garcia, Marques, Adeliane, Birani, Samir, Sena, Salomão, Nobumasa, Gilberto Hirokazu |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7090 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7090 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-70902018-10-26T16:12:26Z Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina Viana, Herbert Ricardo Garcia Marques, Adeliane Birani, Samir Sena, Salomão Nobumasa, Gilberto Hirokazu Engenharia de Produção; Gestão da Manutenção confiabilidade; refinaria de alumina; manutenção Este trabalho apresenta uma aplicação do estudo de Confiabilidade através da análise de dados e geração das curvas R(t), F(t), f(t) e λ(t), contemplando seu uso na base operacional da área de filtragem de hidrato de uma refinaria de alumina. Nele, busca-se dimensionar o grau de confiabilidade dos motoredutores do modelo KA87/T AM132S/M, utilizados no acionamento dos transportadores de correia do sistema de filtragem de hidrato. O estudo de confiabilidade dos motoredutores KA87/T AM132S/M das correias transportadoras foi realizado através do software ProConf 2000. Através dos testes de aderência, percebe-se que a distribuição de Weibull descreve satifatoriamente a amostra de dados acerca as falhas do motoredutor, com valores de χ2 com nivel de seignificancia de 60,82%, e com teste análitico de Kolmogorov-Smirnov (K-S) de 30%. Obtém-se um tempo médio até o reparo ou MTTF (do inglês Mean Time to Failure) do motoredutor de 648,98 horas. Os valores de t10 e t50 que consistem nos limites de tempos em que 10% e 50% dos reparos ocorreram, ficaram em 31,71 horas e 352,58 horas, respectivamente. Para um intervalo de confiança de 95%, o tempo médio até o reparo (MTTF) compreende valores entre 356,15 a 867,04 horas, foi verificado também que a taxa de falhas corresponde a curva da banheira, e que as principais falhas têm como origem o sistema de vedação do eixo de entrada do motoredutor, ao final indica-se a aplicação da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) para os equipamentos críticos da planta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-05-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7090 10.3895/gi.v14n2.7090 Revista Gestão Industrial; v. 14, n. 2 (2018) 1808-0448 10.3895/gi.v14n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7090/5465 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7090/1039 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7090/1040 http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/7090/1041 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Viana, Herbert Ricardo Garcia Marques, Adeliane Birani, Samir Sena, Salomão Nobumasa, Gilberto Hirokazu |
spellingShingle |
Viana, Herbert Ricardo Garcia Marques, Adeliane Birani, Samir Sena, Salomão Nobumasa, Gilberto Hirokazu Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
author_sort |
Viana, Herbert Ricardo Garcia |
title |
Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
title_short |
Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
title_full |
Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
title_fullStr |
Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
title_full_unstemmed |
Manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
title_sort |
manutenção centrada em confiabilidade: aplicação em motoredutores de transportadores de correias em uma refinaria de alumina |
description |
Este trabalho apresenta uma aplicação do estudo de Confiabilidade através da análise de dados e geração das curvas R(t), F(t), f(t) e λ(t), contemplando seu uso na base operacional da área de filtragem de hidrato de uma refinaria de alumina. Nele, busca-se dimensionar o grau de confiabilidade dos motoredutores do modelo KA87/T AM132S/M, utilizados no acionamento dos transportadores de correia do sistema de filtragem de hidrato. O estudo de confiabilidade dos motoredutores KA87/T AM132S/M das correias transportadoras foi realizado através do software ProConf 2000. Através dos testes de aderência, percebe-se que a distribuição de Weibull descreve satifatoriamente a amostra de dados acerca as falhas do motoredutor, com valores de χ2 com nivel de seignificancia de 60,82%, e com teste análitico de Kolmogorov-Smirnov (K-S) de 30%. Obtém-se um tempo médio até o reparo ou MTTF (do inglês Mean Time to Failure) do motoredutor de 648,98 horas. Os valores de t10 e t50 que consistem nos limites de tempos em que 10% e 50% dos reparos ocorreram, ficaram em 31,71 horas e 352,58 horas, respectivamente. Para um intervalo de confiança de 95%, o tempo médio até o reparo (MTTF) compreende valores entre 356,15 a 867,04 horas, foi verificado também que a taxa de falhas corresponde a curva da banheira, e que as principais falhas têm como origem o sistema de vedação do eixo de entrada do motoredutor, ao final indica-se a aplicação da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) para os equipamentos críticos da planta. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7090 |
_version_ |
1805291280443375616 |
score |
10,814766 |