Análise gráfica das variáveis do controle de qualidade de dados geodésicos por meio de testes estatísticos
Na Geodésia, o controle de qualidade (CQ) é uma das etapas de maior importância, onde é decidido se os resultados obtidos serão validados ou não. Dentro desse contexto, os testes estatísticos ainda são as ferramentas mais utilizadas para detecção e identificação de outliers (erros não aleatórios), d...
Principais autores: | Guzatto, Matheus Pereira, Klein, Ivandro, Matsuoka, Marcelo Tomio, Rofatto, Vinicius Francisco, Veronez, Mauricio Roberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/7097 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Na Geodésia, o controle de qualidade (CQ) é uma das etapas de maior importância, onde é decidido se os resultados obtidos serão validados ou não. Dentro desse contexto, os testes estatísticos ainda são as ferramentas mais utilizadas para detecção e identificação de outliers (erros não aleatórios), dentre eles o famoso Data Snooping proposto por Baarda. Logo, o entendimento das relações matemáticas entre as variáveis envolvidas nos testes estatísticos é de suma importância não só na aplicação do CQ, mas também em outros campos da Geodésia como a análise de robustez e o planejamento de redes. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho é apresentar uma análise gráfica das diversas variáveis envolvidas no CQ de dados geodésicos por meio de testes estatísticos. Para atingir este objetivo, foram apresentados diversos gráficos envolvendo as variáveis consideradas, sendo estas: nível de confiança (ou de significância); poder do teste; Erros Tipo I, II e III; coeficientes de correlação entre as estatísticas de teste; graus de liberdade (número de outliers considerados) e parâmetro de não centralidade do modelo. Com base nos resultados obtidos, apresentam-se algumas considerações, conclusões e recomendações para trabalhos futuros. |
---|