O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON
A velocidade de transformação na qual o mundo tem passado trouxe um novo paradigma organizacional conduzido e pressionado pelos vetores social, econômico, ambiental e tecnológico, imprimindo um caráter inovativo e dinâmico na capacidade de formulação da estratégia e na conexão inteligente e sincroni...
Principais autores: | Kolotelo, Jorge Luciano Gil, Carvalho, Hélio Gomes de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2007
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/71 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-71 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-712008-12-15T17:26:54Z O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON Kolotelo, Jorge Luciano Gil Carvalho, Hélio Gomes de A velocidade de transformação na qual o mundo tem passado trouxe um novo paradigma organizacional conduzido e pressionado pelos vetores social, econômico, ambiental e tecnológico, imprimindo um caráter inovativo e dinâmico na capacidade de formulação da estratégia e na conexão inteligente e sincronizada das atividades fim. Este processo de reorganização, imposto pela era da economia do conhecimento, reforça a necessidade de novos modelos de gestão e de projetos ajustados com maior eficácia de forma a cumprir com os objetivos estratégicos. Executar o planejamento estratégico, seus projetos associados e conduzir pessoas, deve ser proporcionado por um processo de comunicação sistematizado, articulado e coerente. O objetivo deste trabalho foi avaliar os processos de comunicação entre objetivos estratégicos e os projetos em uma organização que trabalha por projetos. Escolheu-se uma empresa privada de direito público onde foram analisadas as respostas aos questionários enviados a colaboradores ligados a projetos a partir do contexto anterior e à luz da literatura pesquisada. O estudo de caso, valendo-se da metodologia aplicada que se verificou eficiente, confirmou a hipótese apresentada e o resultado do problema de pesquisa levantou as disfunções da comunicação que podem ser utilizadas como fonte para um trabalho de melhoria. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/71 10.3895/S1808-04482007000200008 Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 2 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/71/68 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Kolotelo, Jorge Luciano Gil Carvalho, Hélio Gomes de |
spellingShingle |
Kolotelo, Jorge Luciano Gil Carvalho, Hélio Gomes de O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON |
author_sort |
Kolotelo, Jorge Luciano Gil |
title |
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON |
title_short |
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON |
title_full |
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON |
title_fullStr |
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PARAESTATALTHE COMMUNICATION ROLE ON |
title_sort |
o papel da comunicaÇÃo na gestÃo por projetos: um estudo de caso em empresa paraestatalthe communication role on |
description |
A velocidade de transformação na qual o mundo tem passado trouxe um novo paradigma organizacional conduzido e pressionado pelos vetores social, econômico, ambiental e tecnológico, imprimindo um caráter inovativo e dinâmico na capacidade de formulação da estratégia e na conexão inteligente e sincronizada das atividades fim. Este processo de reorganização, imposto pela era da economia do conhecimento, reforça a necessidade de novos modelos de gestão e de projetos ajustados com maior eficácia de forma a cumprir com os objetivos estratégicos. Executar o planejamento estratégico, seus projetos associados e conduzir pessoas, deve ser proporcionado por um processo de comunicação sistematizado, articulado e coerente. O objetivo deste trabalho foi avaliar os processos de comunicação entre objetivos estratégicos e os projetos em uma organização que trabalha por projetos. Escolheu-se uma empresa privada de direito público onde foram analisadas as respostas aos questionários enviados a colaboradores ligados a projetos a partir do contexto anterior e à luz da literatura pesquisada. O estudo de caso, valendo-se da metodologia aplicada que se verificou eficiente, confirmou a hipótese apresentada e o resultado do problema de pesquisa levantou as disfunções da comunicação que podem ser utilizadas como fonte para um trabalho de melhoria. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2007 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/71 |
_version_ |
1805291400961458176 |
score |
10,814766 |