Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de...
Principais autores: | Gomes, Fernanda Santana, Brito, Robson Fiueiredo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7219 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-72192020-10-22T14:43:42Z Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE Gomes, Fernanda Santana Brito, Robson Fiueiredo Letras - Língua Portuguesa Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE. O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 2018-07-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219 10.3895/rl.v20n28.7219 Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n28 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219/5822 Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gomes, Fernanda Santana Brito, Robson Fiueiredo |
spellingShingle |
Gomes, Fernanda Santana Brito, Robson Fiueiredo Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
author_sort |
Gomes, Fernanda Santana |
title |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_short |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_full |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_fullStr |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_full_unstemmed |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_sort |
posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do enade |
description |
O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219 |
_version_ |
1805449493315846144 |
score |
10,814766 |