O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Cr...
Principais autores: | Assis, Marcelo de, Santos, Ricardo dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7393 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-73932024-04-14T22:44:57Z O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR Assis, Marcelo de Santos, Ricardo dos Educação Física Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo. As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393 10.3895/recit.v8.n19.7393 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/4601 http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Assis, Marcelo de Santos, Ricardo dos |
spellingShingle |
Assis, Marcelo de Santos, Ricardo dos O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
author_sort |
Assis, Marcelo de |
title |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_short |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_full |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_fullStr |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_full_unstemmed |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_sort |
o papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de paranavaí, pr |
description |
A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo. As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393 |
_version_ |
1805535845366628352 |
score |
10,814766 |