Experimentação no ensino de ciências: um olhar para os livros didáticos do ensino fundamental
Este trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das sé...
Principais autores: | Deitos, Greyze Maria Palaoro, Malacarne, Vilmar |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7596 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo analisar como a coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, Ligados.com Ciências, aborda as atividades experimentais propostas para serem realizadas durante o ano letivo escolar. Os livros fazem parte da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), das séries iniciais do Ensino Fundamental, e foram escolhidos pelo Município de Cascavel – PR, para serem usados durante o triênio 2016/2018. A pesquisa se utilizou da análise de conteúdo de Bardin (2016). O foco foi compreender as concepções implícitas ou explícitas nos experimentos propostos. Verificou-se, no levantamento das atividades experimentais presentes nos livros didáticos, a pequena frequência da presença da experimentação, influenciando possivelmente o aprendizado dos alunos. Por meio das categorias levantadas, pode-se concluir que a grande maioria das atividades experimentais propostas estão voltadas à concepção simplista e verificacionista de experimentação, reduzindo significativamente as reflexões que poderiam ser abordadas em tais atividades. |
---|