A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy

O trabalho teve o objetivo de mapear a produção científica brasileira sobre health literacy, analisando cinquenta e nove teses e dissertações recuperadas em bibliotecas e catálogos digitais de acesso aberto. A bibliometria e a análise de conteúdo foram aplicados na coleta e sistematização de dados q...

ver descrição completa

Principais autores: Rigolin, Camila Carneiro Dias, Bastos Jr., José Carlos, Mello, Lívia Coelho, Carvalho, Carolina Cisoto Barbosa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7599
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7599
recordtype ojs
spelling peri-article-75992018-11-09T01:15:41Z A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy The Brazilian scientific production of theses and dissertations on health literacy Rigolin, Camila Carneiro Dias Bastos Jr., José Carlos Mello, Lívia Coelho Carvalho, Carolina Cisoto Barbosa 7.02.07.00-3 produção científica; health literacy; teses e dissertações; Brasil. O trabalho teve o objetivo de mapear a produção científica brasileira sobre health literacy, analisando cinquenta e nove teses e dissertações recuperadas em bibliotecas e catálogos digitais de acesso aberto. A bibliometria e a análise de conteúdo foram aplicados na coleta e sistematização de dados que resultaram nos seguintes indicadores: série temporal; distribuição geográfica; instituições e programa de pós-graduação; áreas; temática; gênero dos autores e orientadores. Destaca-se o caráter recente dos trabalhos e a predominância de estudos aplicados que avaliam os níveis de health literacy de indivíduos e grupos, que analisam o impacto da health literacy sobre programas e políticas de saúde ou que validam instrumentos de mensuração adaptados ao contexto brasileiro. Mais da metade dos trabalhos foi defendida em programas das áreas de Saúde Coletiva e Interdisciplinar. Há concentração de trabalhos na região sudeste e indícios de feminilização do campo de pesquisa, dada a presença majoritária de autoras e orientadoras do sexo feminino. The paper aimed to analyze the Brazilian scientific production on health literacy, examining fifty-nine Brazilian theses and dissertations retrieved from libraries and open access digital catalogs. Bibliometrics and content analysis were applied in the collection and systematization of data that resulted in the following indicators: time series; geographic distribution; institutions and programs; areas; themes; authors' and supervisors´ gender. We highlight the recent nature of the studies and the predominance of applied studies that evaluate the levels of health literacy of individuals and groups, that analyze the health literacy impacts on health programs and policies or that validate measurement instruments adapted to the Brazilian context. More than half of the thesis and dissertations were defended in programs from Collective Health and Interdiscilinary areas. Brazilian southeast region concentrates most of the works. Indicators suggest the feminization of these field research, given the majority of female authors and supervisors. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7599 10.3895/rts.v14n34.7599 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 34 (2018) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 34 (2018) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v14n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7599/5410 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rigolin, Camila Carneiro Dias
Bastos Jr., José Carlos
Mello, Lívia Coelho
Carvalho, Carolina Cisoto Barbosa
spellingShingle Rigolin, Camila Carneiro Dias
Bastos Jr., José Carlos
Mello, Lívia Coelho
Carvalho, Carolina Cisoto Barbosa
A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
author_sort Rigolin, Camila Carneiro Dias
title A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
title_short A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
title_full A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
title_fullStr A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
title_full_unstemmed A produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
title_sort produção científica brasileira de teses e dissertações sobre health literacy
description O trabalho teve o objetivo de mapear a produção científica brasileira sobre health literacy, analisando cinquenta e nove teses e dissertações recuperadas em bibliotecas e catálogos digitais de acesso aberto. A bibliometria e a análise de conteúdo foram aplicados na coleta e sistematização de dados que resultaram nos seguintes indicadores: série temporal; distribuição geográfica; instituições e programa de pós-graduação; áreas; temática; gênero dos autores e orientadores. Destaca-se o caráter recente dos trabalhos e a predominância de estudos aplicados que avaliam os níveis de health literacy de indivíduos e grupos, que analisam o impacto da health literacy sobre programas e políticas de saúde ou que validam instrumentos de mensuração adaptados ao contexto brasileiro. Mais da metade dos trabalhos foi defendida em programas das áreas de Saúde Coletiva e Interdisciplinar. Há concentração de trabalhos na região sudeste e indícios de feminilização do campo de pesquisa, dada a presença majoritária de autoras e orientadoras do sexo feminino.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/7599
_version_ 1805293139157581824
score 10,814766