Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica

O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, q...

ver descrição completa

Principais autores: Passoni, Sabrina, Mayer, Nadiangela, Silva, Jeremias Borges da, Brinatti, André Maurício, Silva, Silvio Luiz Rutz da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-788
recordtype ojs
spelling peri-article-7882022-09-29T18:40:36Z Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica Passoni, Sabrina Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-02-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 10.3895/S1982-873X2010000300003 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788/605 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Passoni, Sabrina
Mayer, Nadiangela
Silva, Jeremias Borges da
Brinatti, André Maurício
Silva, Silvio Luiz Rutz da
spellingShingle Passoni, Sabrina
Mayer, Nadiangela
Silva, Jeremias Borges da
Brinatti, André Maurício
Silva, Silvio Luiz Rutz da
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
author_sort Passoni, Sabrina
title Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_short Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_full Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_fullStr Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_full_unstemmed Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_sort contribuição para o ensino de ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
description O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2011
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788
_version_ 1805449056459161600
score 10,814766