Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, q...
Principais autores: | Passoni, Sabrina, Mayer, Nadiangela, Silva, Jeremias Borges da, Brinatti, André Maurício, Silva, Silvio Luiz Rutz da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2011
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-788 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-7882022-09-29T18:40:36Z Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica Passoni, Sabrina Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-02-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 10.3895/S1982-873X2010000300003 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788/605 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Passoni, Sabrina Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da |
spellingShingle |
Passoni, Sabrina Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
author_sort |
Passoni, Sabrina |
title |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_short |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_full |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_fullStr |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_full_unstemmed |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_sort |
contribuição para o ensino de ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
description |
O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2011 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 |
_version_ |
1805449056459161600 |
score |
10,814766 |