Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para...
Principais autores: | Rego, Sheila Cristina Ribeiro, Sousa, Guaracira Gouvêa de |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2011
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790 |
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peri-article-7902022-09-29T18:40:36Z Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial Rego, Sheila Cristina Ribeiro Sousa, Guaracira Gouvêa de O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-02-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790 10.3895/S1982-873X2010000300001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790/603 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física. |
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