Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial

   O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Para...

ver descrição completa

Principais autores: Rego, Sheila Cristina Ribeiro, Sousa, Guaracira Gouvêa de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-790
recordtype ojs
spelling peri-article-7902022-09-29T18:40:36Z Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial Rego, Sheila Cristina Ribeiro Sousa, Guaracira Gouvêa de    O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-02-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790 10.3895/S1982-873X2010000300001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790/603 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rego, Sheila Cristina Ribeiro
Sousa, Guaracira Gouvêa de
spellingShingle Rego, Sheila Cristina Ribeiro
Sousa, Guaracira Gouvêa de
Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
author_sort Rego, Sheila Cristina Ribeiro
title Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_short Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_full Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_fullStr Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_full_unstemmed Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_sort imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de física num curso de licenciatura semipresencial
description    O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2011
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790
_version_ 1805449184314130432
score 10,814766