A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da...
Autor principal: | Dalto, Vanessa Lini |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7992 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-79922020-10-27T14:48:58Z A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor Dalto, Vanessa Lini Letras/Língua Portuguesa/Leitura Formação do leitor; Família; Escola. A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992 10.3895/rl.v21n34.7992 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992/6870 http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/7992/969 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Dalto, Vanessa Lini |
spellingShingle |
Dalto, Vanessa Lini A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
author_sort |
Dalto, Vanessa Lini |
title |
A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
title_short |
A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
title_full |
A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
title_fullStr |
A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
title_full_unstemmed |
A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
title_sort |
inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor |
description |
A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992 |
_version_ |
1805449495361617920 |
score |
10,814766 |