A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor

A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da...

ver descrição completa

Autor principal: Dalto, Vanessa Lini
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7992
recordtype ojs
spelling peri-article-79922020-10-27T14:48:58Z A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor Dalto, Vanessa Lini Letras/Língua Portuguesa/Leitura Formação do leitor; Família; Escola. A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992 10.3895/rl.v21n34.7992 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992/6870 http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/7992/969 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Dalto, Vanessa Lini
spellingShingle Dalto, Vanessa Lini
A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
author_sort Dalto, Vanessa Lini
title A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_short A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_full A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_fullStr A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_full_unstemmed A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_sort inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
description A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992
_version_ 1805449495361617920
score 10,814766