Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química

Nas últimas duas décadas, a utilização dos computadores tem se intensificado no ambiente escolar. A tecnologia envolvida no ambiente computacional tornou-se indissociável do cotidiano dos estudantes, de forma o lúdico ganhou importância e os jogos computacionais tornaram-se rotina. Esse artigo anali...

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Principais autores: Ribas, Haroldo Luis, Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva, Marques, Carlos Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8120
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spelling peri-article-81202022-09-29T18:40:44Z Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química First person 3D computer game: a possibility for teaching of chemistry Ribas, Haroldo Luis Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Marques, Carlos Alberto ensino aprendizagem Jogos Computacionais;Ensino de Química;CTS; Ludicidade STS; Chemical education; Computational games; Playfulness Nas últimas duas décadas, a utilização dos computadores tem se intensificado no ambiente escolar. A tecnologia envolvida no ambiente computacional tornou-se indissociável do cotidiano dos estudantes, de forma o lúdico ganhou importância e os jogos computacionais tornaram-se rotina. Esse artigo analisa um jogo computacional 3D em primeira pessoa que aborda conteúdos de Físico-Química no contexto da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. As questões propostas no jogo são analisadas como objetivo de identificar a presença de aspectos CTS, conteúdos de Química e situações que caracterizem o estímulo ao aprendizado. O caráter lúdico é analisado no jogo como um todo. As análises baseiam-se na metodologia da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos nas análises indicam que ele contempla de forma adequada os conteúdos de química propostos, dentro do contexto da abordagem CTS e possui as características que o tornam uma atividade lúdica, apropriada para o ensino. In the last two decades, the use of computers has intensified in the school environment. The technology involved in the computational environment has become inseparable from students' daily life, so playfulness has gained importance and computer games have become routine. This article analyzes a first-person 3D computer game that deals with PhysicsChemistry contents in the context of the Science, Technology and Society (CTS) approach. The questions proposed in the game are analyzed as an objective to identify the presence of CTS aspects, contents of Chemistry and situations that characterize the stimulus to learning. The playful character is analyzed in the game as a whole. The analyzes are based on Laurence Bardin's content analysis methodology. The results obtained in the analyzes indicate that it adequately contemplates the proposed chemical contents, within the context of the CTS approach and has the characteristics that make it a playful activity, appropriate for teaching. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8120 10.3895/rbect.v12n2.8120 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8120/pdf Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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