Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newto...
Principais autores: | Laudares, João Bosco, Furletti, Saulo, Reis, Júlio Paulo Cabral dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8143 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-81432022-10-20T14:34:59Z Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias Laudares, João Bosco Furletti, Saulo Reis, Júlio Paulo Cabral dos Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino Equações diferenciais; Fenômenos Físicos; Diversificação de representações; Resolução de problemas O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newton). Disso, propõe-se uma sequência didática com três diferentes abordagens para estudo do fenômeno físico: (1) construção e análise do campo de direções para representação gráfica da solução; (2) determinação dos modelos de equações – temperatura e taxa de variação da temperatura em função da variação do tempo; (3) e uso da informática para análise do fenômeno. Essa proposta tem seus pilares na resolução de problemas, nos registros semióticos, nas múltiplas representações e no uso da informática educativa, construindo-se, assim, uma Metodologia de trabalho com EDO na qual uma mesma situação-problema é estudada com diferentes abordagens. Considera-se que trabalhar EDO com essa Metodologia pode contribuir para a aprendizagem do estudante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Apoio: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ribeirão das Neves 2019-11-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143 10.3895/etr.v3n2.8143 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 2 (2019); 247-267 2594-3901 10.3895/etr.v3n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143/6676 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Laudares, João Bosco Furletti, Saulo Reis, Júlio Paulo Cabral dos |
spellingShingle |
Laudares, João Bosco Furletti, Saulo Reis, Júlio Paulo Cabral dos Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
author_sort |
Laudares, João Bosco |
title |
Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
title_short |
Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
title_full |
Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
title_fullStr |
Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
title_full_unstemmed |
Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
title_sort |
metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias |
description |
O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newton). Disso, propõe-se uma sequência didática com três diferentes abordagens para estudo do fenômeno físico: (1) construção e análise do campo de direções para representação gráfica da solução; (2) determinação dos modelos de equações – temperatura e taxa de variação da temperatura em função da variação do tempo; (3) e uso da informática para análise do fenômeno. Essa proposta tem seus pilares na resolução de problemas, nos registros semióticos, nas múltiplas representações e no uso da informática educativa, construindo-se, assim, uma Metodologia de trabalho com EDO na qual uma mesma situação-problema é estudada com diferentes abordagens. Considera-se que trabalhar EDO com essa Metodologia pode contribuir para a aprendizagem do estudante. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143 |
_version_ |
1805451600390520832 |
score |
10,814766 |