Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias

O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newto...

ver descrição completa

Principais autores: Laudares, João Bosco, Furletti, Saulo, Reis, Júlio Paulo Cabral dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8143
recordtype ojs
spelling peri-article-81432022-10-20T14:34:59Z Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias Laudares, João Bosco Furletti, Saulo Reis, Júlio Paulo Cabral dos Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino Equações diferenciais; Fenômenos Físicos; Diversificação de representações; Resolução de problemas O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newton). Disso, propõe-se uma sequência didática com três diferentes abordagens para estudo do fenômeno físico: (1) construção e análise do campo de direções para representação gráfica da solução; (2) determinação dos modelos de equações – temperatura e taxa de variação da temperatura em função da variação do tempo; (3) e uso da informática para análise do fenômeno. Essa proposta tem seus pilares na resolução de problemas, nos registros semióticos, nas múltiplas representações e no uso da informática educativa, construindo-se, assim, uma Metodologia de trabalho com EDO na qual uma mesma situação-problema é estudada com diferentes abordagens. Considera-se que trabalhar EDO com essa Metodologia pode contribuir para a aprendizagem do estudante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Apoio: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ribeirão das Neves 2019-11-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143 10.3895/etr.v3n2.8143 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 2 (2019); 247-267 2594-3901 10.3895/etr.v3n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143/6676 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Laudares, João Bosco
Furletti, Saulo
Reis, Júlio Paulo Cabral dos
spellingShingle Laudares, João Bosco
Furletti, Saulo
Reis, Júlio Paulo Cabral dos
Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
author_sort Laudares, João Bosco
title Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
title_short Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
title_full Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
title_fullStr Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
title_full_unstemmed Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
title_sort metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
description O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newton). Disso, propõe-se uma sequência didática com três diferentes abordagens para estudo do fenômeno físico: (1) construção e análise do campo de direções para representação gráfica da solução; (2) determinação dos modelos de equações – temperatura e taxa de variação da temperatura em função da variação do tempo; (3) e uso da informática para análise do fenômeno. Essa proposta tem seus pilares na resolução de problemas, nos registros semióticos, nas múltiplas representações e no uso da informática educativa, construindo-se, assim, uma Metodologia de trabalho com EDO na qual uma mesma situação-problema é estudada com diferentes abordagens. Considera-se que trabalhar EDO com essa Metodologia pode contribuir para a aprendizagem do estudante.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/8143
_version_ 1805451600390520832
score 10,814766