Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná
A prática de reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados; reintroduzindo-os no ciclo produtivo. O objetivo do presente artigo foi propor a ampliação do projeto, encontrado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e oportunizar um melhor entendimento do CM...
Principais autores: | Santos, Beatriz Letícia Camargo dos, Silva, Brenda Alexandra da, Cordeiro, Camila, Anjos, Caroline Aparecida dos, Dêa, Naiara Cassiane, Setnarsky, Renata Pinheiro da Silva, Bonassina, Ana Lucia Berno, Catapan, Dariane Cristina |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8257 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8257 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-82572018-07-10T12:18:56Z Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná Santos, Beatriz Letícia Camargo dos Silva, Brenda Alexandra da Cordeiro, Camila Anjos, Caroline Aparecida dos Dêa, Naiara Cassiane Setnarsky, Renata Pinheiro da Silva Bonassina, Ana Lucia Berno Catapan, Dariane Cristina Multidisciplinar; educação; ciências sociais Comunidade escolar; Coleta Seletiva; Meio ambiente. A prática de reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados; reintroduzindo-os no ciclo produtivo. O objetivo do presente artigo foi propor a ampliação do projeto, encontrado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e oportunizar um melhor entendimento do CMEI em relação à importância da reciclagem. Para isso, foram utilizados os seguintes métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva, estudo de campo e questionário. Como principais resultados, observou-se através de coleta de dados que as professoras do CMEI acreditam ser possível a ampliação do projeto de reciclagem. A partir disso, desenvolveu-se uma proposta de ampliação do projeto encontrado na instituição, que incluía folder explicativo, em dois tamanhos para que fossem entregues aos alunos e distribuídos pelo CMEI. Para incentivar as práticas de reciclagem dentro da escola, fez-se necessário a confecção de lixeiras de acordo com a legislação vigente. Essa proposta se dividiu em 5 etapas, que são: a conscientização dos colaboradores da escola, conscientização das professoras para a formação continuada, abordagem do tema reciclagem com os alunos, abordagem do tema com os pais dos alunos e a entrega dos materiais e das lixeiras. Concluiu-se que para que as práticas de reciclagem cheguem em casa, elas precisam começar em algum lugar. A escola pode e precisa plantar a ideia de um mundo melhor através das práticas de separação do lixo, pois daqui alguns anos as crianças que estão na escola hoje serão responsáveis por cuidar do nosso planeta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8257 10.3895/rbpd.v7n2.8257 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 2 (2018); 202-214 2317-2363 10.3895/rbpd.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8257/5114 Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Beatriz Letícia Camargo dos Silva, Brenda Alexandra da Cordeiro, Camila Anjos, Caroline Aparecida dos Dêa, Naiara Cassiane Setnarsky, Renata Pinheiro da Silva Bonassina, Ana Lucia Berno Catapan, Dariane Cristina |
spellingShingle |
Santos, Beatriz Letícia Camargo dos Silva, Brenda Alexandra da Cordeiro, Camila Anjos, Caroline Aparecida dos Dêa, Naiara Cassiane Setnarsky, Renata Pinheiro da Silva Bonassina, Ana Lucia Berno Catapan, Dariane Cristina Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná |
author_sort |
Santos, Beatriz Letícia Camargo dos |
title |
Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná |
title_short |
Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná |
title_full |
Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná |
title_fullStr |
Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná |
title_full_unstemmed |
Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná |
title_sort |
prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de são josé dos pinhais, paraná |
description |
A prática de reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados; reintroduzindo-os no ciclo produtivo. O objetivo do presente artigo foi propor a ampliação do projeto, encontrado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e oportunizar um melhor entendimento do CMEI em relação à importância da reciclagem. Para isso, foram utilizados os seguintes métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva, estudo de campo e questionário. Como principais resultados, observou-se através de coleta de dados que as professoras do CMEI acreditam ser possível a ampliação do projeto de reciclagem. A partir disso, desenvolveu-se uma proposta de ampliação do projeto encontrado na instituição, que incluía folder explicativo, em dois tamanhos para que fossem entregues aos alunos e distribuídos pelo CMEI. Para incentivar as práticas de reciclagem dentro da escola, fez-se necessário a confecção de lixeiras de acordo com a legislação vigente. Essa proposta se dividiu em 5 etapas, que são: a conscientização dos colaboradores da escola, conscientização das professoras para a formação continuada, abordagem do tema reciclagem com os alunos, abordagem do tema com os pais dos alunos e a entrega dos materiais e das lixeiras. Concluiu-se que para que as práticas de reciclagem cheguem em casa, elas precisam começar em algum lugar. A escola pode e precisa plantar a ideia de um mundo melhor através das práticas de separação do lixo, pois daqui alguns anos as crianças que estão na escola hoje serão responsáveis por cuidar do nosso planeta. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8257 |
_version_ |
1805293940422737920 |
score |
10,814766 |