Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense

A pesquisa tem como objetivo analisar o papel das principais empresas produtoras do óleo de palma acerca dos conflitos socioambientais, na região do Nordeste do Pará. Optou-se pelo uso da abordagem da Economia Política do Meio Ambiente, com o uso da macroanálise, por meio da análise documental e apl...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Amanda Rayana da Silva, Farias, André Luís Assunção de, Lopes, Luís Otávio do Canto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8261
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8261
recordtype ojs
spelling peri-article-82612020-03-26T02:29:01Z Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense Santos, Amanda Rayana da Silva Farias, André Luís Assunção de Lopes, Luís Otávio do Canto Ciências Agrárias, extensão rural Amazônia Paraense;Dendeicultura; Conflito socioambiental;Economia Politica do Meio Ambiente A pesquisa tem como objetivo analisar o papel das principais empresas produtoras do óleo de palma acerca dos conflitos socioambientais, na região do Nordeste do Pará. Optou-se pelo uso da abordagem da Economia Política do Meio Ambiente, com o uso da macroanálise, por meio da análise documental e aplicação de entrevista não-estruturada com os atores sociais envolvidos. Foram identificadas questões como o processo de formalização do trabalho, a fiscalização do trabalho infantil, a prestação de contas, a ausência de assistência técnica, a falha na entrega do adubo, o transporte no ponto de coleta, a formas de pagamento do cacho de fruto fresco, o uso de agrotóxico e a invasão de terra que se relacionam com o conflito. Assim, este trabalho demonstrou que a inserção das empresas de palma na Amazônia Paraense causa enfrentamento dos atores envolvidos devido as desigualdades na lógica de produção e que as empresas de dendê buscam estratégias de mediar o conflito socioambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Ministério do Desenvolvimento Agrário Universidade Federal do Pará 2020-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8261 10.3895/rts.v16n39.8261 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 211-231 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 211-231 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8261/7126 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Amanda Rayana da Silva
Farias, André Luís Assunção de
Lopes, Luís Otávio do Canto
spellingShingle Santos, Amanda Rayana da Silva
Farias, André Luís Assunção de
Lopes, Luís Otávio do Canto
Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense
author_sort Santos, Amanda Rayana da Silva
title Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense
title_short Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense
title_full Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense
title_fullStr Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense
title_full_unstemmed Conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na Amazônia paraense
title_sort conflitos socioambientais: análise das estratégias das empresas de dendê na amazônia paraense
description A pesquisa tem como objetivo analisar o papel das principais empresas produtoras do óleo de palma acerca dos conflitos socioambientais, na região do Nordeste do Pará. Optou-se pelo uso da abordagem da Economia Política do Meio Ambiente, com o uso da macroanálise, por meio da análise documental e aplicação de entrevista não-estruturada com os atores sociais envolvidos. Foram identificadas questões como o processo de formalização do trabalho, a fiscalização do trabalho infantil, a prestação de contas, a ausência de assistência técnica, a falha na entrega do adubo, o transporte no ponto de coleta, a formas de pagamento do cacho de fruto fresco, o uso de agrotóxico e a invasão de terra que se relacionam com o conflito. Assim, este trabalho demonstrou que a inserção das empresas de palma na Amazônia Paraense causa enfrentamento dos atores envolvidos devido as desigualdades na lógica de produção e que as empresas de dendê buscam estratégias de mediar o conflito socioambiental.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8261
_version_ 1805449549509033984
score 10,814766