Comparativo da qualidade de vida de acadêmicos de Educação Física de Campinas-SP e Ponta Grossa-PR

O objetivo do presente trabalho é analisar a qualidade de vida (QV) de acadêmicos de Educação Física de ambos os sexos e de diferentes estados brasileiros. Participaram do estudo 85 estudantes de Ponta Grossa-PR (46 do sexo masculino e 39 do sexo feminino) e 61 estudantes de Campinas-SP (31 do sexo...

ver descrição completa

Principais autores: Cieslak, Fabrício, Grande, Antônio José, Levandoski, Gustavo, Gordia, Alex Pinheiro, Quadros, Teresa Maria Bianchini de, Vilela Junior, Guanis de Barros, Leite, Neiva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/834
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a qualidade de vida (QV) de acadêmicos de Educação Física de ambos os sexos e de diferentes estados brasileiros. Participaram do estudo 85 estudantes de Ponta Grossa-PR (46 do sexo masculino e 39 do sexo feminino) e 61 estudantes de Campinas-SP (31 do sexo masculino e 30 do sexo feminino). A QV foi mensurada pelo WHOQOL-bref, para análise dos resultados foi utilizada a sintaxe australiana e a consistência interna através do coeficiente Alfa de Cronbach. Para localizar as diferenças foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste de Mann-Whitney com o valor de p corrigido pela técnica de Bonferroni. A QV foi satisfatória e com os menores valores para o domínio ambiental, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos para todos os domínios. Pode-se inferir a necessidade do investimento em políticas públicas.