PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL EM TORNO DA PRÁTICA DA GOVERNANÇA EM CADEIAS LOGÍSTICO-PORTUÁRIAS
Os processos de importação e de exportação são extremamente dinâmicos e as empresas que se envolvem com eles devem buscar, constantemente, a melhor relação entre os custos e o nível de serviço logístico, com vistas a gerarem ofertas de maior valor ao mercado. Neste contexto, a eficiência portuária é...
Principais autores: | Milan, Gabriel Sperandio, Vieira, Guilherme Bergmann Borges |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/837 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Os processos de importação e de exportação são extremamente dinâmicos e as empresas que se envolvem com eles devem buscar, constantemente, a melhor relação entre os custos e o nível de serviço logístico, com vistas a gerarem ofertas de maior valor ao mercado. Neste contexto, a eficiência portuária é de fundamental importância para o aumento da competitividade dos diferentes setores exportadores de um país, impactando na economia como um todo. A concepção moderna de gestão portuária deve considerar não apenas o porto em si, mas o contexto de toda a comunidade portuária, ou seja, o conjunto de atores que realizam atividades direta ou indiretamente associadas ao porto. Além disso, deve-se buscar o alinhamento e a coordenação destes atores, para que assim o porto exerça um papel de indução da competitividade regional. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo conceitual para apoiar o estudo da governança em cadeias logístico-portuárias. Com o estudo de caso do Porto de Valência, foi possível elaborar um modelo abrangente e consistente, que sintetiza as principais ações de governança desenvolvidas no referido porto, as quais permitiram seu reconhecimento como Best-in-Class no setor. A partir da aplicação desse modelo, será possível identificar iniciativas ou direcionamentos para o desenvolvimento de cadeias logístico-portuárias no Brasil e, consequentemente, gerar um aumento da competitividade brasileira no contexto global. |
---|