Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os est...
Autor principal: | Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8591 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-85912019-08-29T19:36:32Z Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos Educação; Ensino-aprendizagem formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo. O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 10.3895/rts.v15n37.8591 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n37 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591/6345 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/8591/1069 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
spellingShingle |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
author_sort |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
title |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_short |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_full |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_fullStr |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_sort |
ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
description |
O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 |
_version_ |
1805293243289567232 |
score |
10,814766 |