Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar

O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os est...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8591
recordtype ojs
spelling peri-article-85912019-08-29T19:36:32Z Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos Educação; Ensino-aprendizagem formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo. O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 10.3895/rts.v15n37.8591 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n37 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591/6345 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/8591/1069 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
spellingShingle Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
author_sort Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
title Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_short Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_full Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_fullStr Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_full_unstemmed Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_sort ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
description O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591
_version_ 1805293243289567232
score 10,814766