Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses....
Principais autores: | Debus, Jose Carlos Santos, Souza, Renata Junqueira de, Balça, Angela Maria |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8695 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-86952020-10-22T14:20:22Z Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal Debus, Jose Carlos Santos Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria Educação Autonomia; Escola; Leitor; Literatura Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-09-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 10.3895/rl.v20n30.8695 Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695/7774 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Debus, Jose Carlos Santos Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria |
spellingShingle |
Debus, Jose Carlos Santos Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
author_sort |
Debus, Jose Carlos Santos |
title |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_short |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_full |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_sort |
literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre brasil e portugal |
description |
Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 |
_version_ |
1805449497884491776 |
score |
10,814766 |