Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal

Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses....

ver descrição completa

Principais autores: Debus, Jose Carlos Santos, Souza, Renata Junqueira de, Balça, Angela Maria
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8695
recordtype ojs
spelling peri-article-86952020-10-22T14:20:22Z Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal Debus, Jose Carlos Santos Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria Educação Autonomia; Escola; Leitor; Literatura Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil  como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-09-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 10.3895/rl.v20n30.8695 Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695/7774 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Debus, Jose Carlos Santos
Souza, Renata Junqueira de
Balça, Angela Maria
spellingShingle Debus, Jose Carlos Santos
Souza, Renata Junqueira de
Balça, Angela Maria
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
author_sort Debus, Jose Carlos Santos
title Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_short Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_full Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_fullStr Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_sort literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre brasil e portugal
description Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil  como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
_version_ 1805449497884491776
score 10,814766