Entre Capuchinhos e Chapeuzinhos Vermelhos: reflexões sobre versões portuguesas e brasileiras do tradicional conto
A formação de pequenos leitores e a mediação de leitura literária têm se colocado como objeto de estudos que mobilizam pesquisas conjuntas entre Portugal e Brasil. Com enquadramentos distintos, mas complementares, buscamos constituir subsídios que contribuam para a formação de leitores e de mediador...
Principais autores: | Machado, Caroline, Chagas, Lilane Maria de Moura, Silva, Sara Reis da |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8737 |
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Resumo: |
A formação de pequenos leitores e a mediação de leitura literária têm se colocado como objeto de estudos que mobilizam pesquisas conjuntas entre Portugal e Brasil. Com enquadramentos distintos, mas complementares, buscamos constituir subsídios que contribuam para a formação de leitores e de mediadores de leitura, elegendo como objeto de análise, no caso específico desse artigo, versões portuguesas e brasileiras de uma narrativa clássica. Objetivamos analisar versões contemporâneas do tradicional conto Chapeuzinho Vermelho que circulam nos dois países. Ao nos debruçarmos sobre essa narrativa, encontramos ressaltados temas fraturantes como a pedofilia, a perda da inocência, a curiosidade sexual infantil, e fantasias sedutoras por parte dos adultos manisfestadas tanto pelas narrativas verbais como visuais. Essas questões, associadas às possibilidades de exercício da autonomia colocadas, sobremaneira, pela escolha do caminho e as consequências dela decorrentes pela pequena personagem provocam uma reflexão sobre a infância contemporânea e o papel da literatura na formação dos pequenos leitores. |
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