A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca...
Principais autores: | Debus, Eliane Santana Dias, Azevedo, Fernando José Fraga de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8762 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-87622020-10-22T14:09:48Z A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa Debus, Eliane Santana Dias Azevedo, Fernando José Fraga de Ciências Humanas Literatura brasileira para infância; Recepção; Portugal. O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca públicas; e 3) as livrarias. No primeiro caso, o levantamento se efetiva por meio da leitura dos planos de ensino, projetos de pesquisas, co-orientações e supervisões de mestrado/doutorado e pós-doutoramento, publicações de professores portugueses que lecionam disciplinas de literatura infantil e juvenil e correlatas, bem como de entrevistas com esses professores. No segundo e terceiro casos, o levantamento se efetiva por meio da quantificação dos títulos brasileiros que compõe os acervos dessas instâncias. A investigação se pautada no referencial teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994), Educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014) e da literatura para infância (ZILBERMAN; HUNT, 2010; DEBUS; RAMOS, 2015). A hipótese é a de que nas últimas duas décadas a interlocução entre pesquisadores portugueses e brasileiros permitiu um alargamento do conhecimento da produção literária para infância dos dois países (Brasil e Portugal), por consequência a ampliação dos estudos teórico-literários, por outro lado, questiona-se se o mesmo ocorre na publicação editorial dos livros ficcionais. Os primeiros levantamentos em livrarias comprovam a existência de títulos brasileiros no mercado editorial português, no entanto, constata-se a preocupação e, por vezes, a adaptação da língua portuguesa escrita/falada no Brasil daquela escrita/falada em Portugal, bem como as dificuldades alfandegárias de importação dos livros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-09-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762 10.3895/rl.v20n30.8762 Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762/5897 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Debus, Eliane Santana Dias Azevedo, Fernando José Fraga de |
spellingShingle |
Debus, Eliane Santana Dias Azevedo, Fernando José Fraga de A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa |
author_sort |
Debus, Eliane Santana Dias |
title |
A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa |
title_short |
A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa |
title_full |
A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa |
title_fullStr |
A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa |
title_full_unstemmed |
A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa |
title_sort |
literatura brasileira para infância e sua recepção em portugal: princípios da pesquisa |
description |
O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca públicas; e 3) as livrarias. No primeiro caso, o levantamento se efetiva por meio da leitura dos planos de ensino, projetos de pesquisas, co-orientações e supervisões de mestrado/doutorado e pós-doutoramento, publicações de professores portugueses que lecionam disciplinas de literatura infantil e juvenil e correlatas, bem como de entrevistas com esses professores. No segundo e terceiro casos, o levantamento se efetiva por meio da quantificação dos títulos brasileiros que compõe os acervos dessas instâncias. A investigação se pautada no referencial teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994), Educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014) e da literatura para infância (ZILBERMAN; HUNT, 2010; DEBUS; RAMOS, 2015). A hipótese é a de que nas últimas duas décadas a interlocução entre pesquisadores portugueses e brasileiros permitiu um alargamento do conhecimento da produção literária para infância dos dois países (Brasil e Portugal), por consequência a ampliação dos estudos teórico-literários, por outro lado, questiona-se se o mesmo ocorre na publicação editorial dos livros ficcionais. Os primeiros levantamentos em livrarias comprovam a existência de títulos brasileiros no mercado editorial português, no entanto, constata-se a preocupação e, por vezes, a adaptação da língua portuguesa escrita/falada no Brasil daquela escrita/falada em Portugal, bem como as dificuldades alfandegárias de importação dos livros. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762 |
_version_ |
1805449444436475904 |
score |
10,814766 |