MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL

Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicleta...

ver descrição completa

Autor principal: Figueiredo, Júlio César Bastos de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-881
recordtype ojs
spelling peri-article-8812012-05-11T23:09:15Z MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL Figueiredo, Júlio César Bastos de G Produto; Marketing do Produto; Planejamento do Produto Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicletas nas categorias de 50 e 600 cilindradas. Isso será feito tentando-se responder, por meio da análise dos parâmetros dos modelos construídos, quais mecanismos de difusão: inovação ou contaminação social; são mais impactantes na comercialização dos diversos modelos e marcas. Será utilizado o método de mínimos quadrados não lineares (MQNL) no ajuste dos dados históricos de vendas de diversos modelos de motocicletas ao modelo de Frank Bass. Como resultado, mostra-se que modelo de Frank Bass pode ser utilizado para reproduzir curvas de vendas de motocicletas, e que os parâmetros fornecidos pelo ajuste podem ser utilizados para melhor compreender a dinâmica deste processo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da ESPM 2012-05-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881 10.3895/S1808-04482012000100003 Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 1 (2012) 1808-0448 10.3895/S1808-044820120001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881/778 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Figueiredo, Júlio César Bastos de
spellingShingle Figueiredo, Júlio César Bastos de
MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
author_sort Figueiredo, Júlio César Bastos de
title MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
title_short MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
title_full MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
title_fullStr MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
title_full_unstemmed MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
title_sort modelo de difusÃo de bass: uma aplicaÇÃo para a indÚstria de motocicletas no brasil
description Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicletas nas categorias de 50 e 600 cilindradas. Isso será feito tentando-se responder, por meio da análise dos parâmetros dos modelos construídos, quais mecanismos de difusão: inovação ou contaminação social; são mais impactantes na comercialização dos diversos modelos e marcas. Será utilizado o método de mínimos quadrados não lineares (MQNL) no ajuste dos dados históricos de vendas de diversos modelos de motocicletas ao modelo de Frank Bass. Como resultado, mostra-se que modelo de Frank Bass pode ser utilizado para reproduzir curvas de vendas de motocicletas, e que os parâmetros fornecidos pelo ajuste podem ser utilizados para melhor compreender a dinâmica deste processo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2012
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881
_version_ 1805291292144435200
score 10,814766