MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL
Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicleta...
Autor principal: | Figueiredo, Júlio César Bastos de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-881 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-8812012-05-11T23:09:15Z MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL Figueiredo, Júlio César Bastos de G Produto; Marketing do Produto; Planejamento do Produto Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicletas nas categorias de 50 e 600 cilindradas. Isso será feito tentando-se responder, por meio da análise dos parâmetros dos modelos construídos, quais mecanismos de difusão: inovação ou contaminação social; são mais impactantes na comercialização dos diversos modelos e marcas. Será utilizado o método de mínimos quadrados não lineares (MQNL) no ajuste dos dados históricos de vendas de diversos modelos de motocicletas ao modelo de Frank Bass. Como resultado, mostra-se que modelo de Frank Bass pode ser utilizado para reproduzir curvas de vendas de motocicletas, e que os parâmetros fornecidos pelo ajuste podem ser utilizados para melhor compreender a dinâmica deste processo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da ESPM 2012-05-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881 10.3895/S1808-04482012000100003 Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 1 (2012) 1808-0448 10.3895/S1808-044820120001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881/778 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Figueiredo, Júlio César Bastos de |
spellingShingle |
Figueiredo, Júlio César Bastos de MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL |
author_sort |
Figueiredo, Júlio César Bastos de |
title |
MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL |
title_short |
MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL |
title_full |
MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL |
title_fullStr |
MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
MODELO DE DIFUSÃO DE BASS: UMA APLICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS NO BRASIL |
title_sort |
modelo de difusÃo de bass: uma aplicaÇÃo para a indÚstria de motocicletas no brasil |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass para o estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho analisa, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicletas nas categorias de 50 e 600 cilindradas. Isso será feito tentando-se responder, por meio da análise dos parâmetros dos modelos construídos, quais mecanismos de difusão: inovação ou contaminação social; são mais impactantes na comercialização dos diversos modelos e marcas. Será utilizado o método de mínimos quadrados não lineares (MQNL) no ajuste dos dados históricos de vendas de diversos modelos de motocicletas ao modelo de Frank Bass. Como resultado, mostra-se que modelo de Frank Bass pode ser utilizado para reproduzir curvas de vendas de motocicletas, e que os parâmetros fornecidos pelo ajuste podem ser utilizados para melhor compreender a dinâmica deste processo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2012 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/881 |
_version_ |
1805291292144435200 |
score |
10,814766 |