Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil

O objetivo deste estudo foi identificar se há relação entre custos operacionais, investimentos, satisfação do consumidor e a qualidade de fornecimento de energia no Brasil. A amostra foi composta por concessionárias do setor de distribuição de energia no Brasil, no período de 2010 até 2016. Os dados...

ver descrição completa

Principais autores: Maestri, Cláudia Olímpia Neves Mamede, Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/9123
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9123
recordtype ojs
spelling peri-article-91232019-04-22T18:46:42Z Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil Maestri, Cláudia Olímpia Neves Mamede Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho 6.02.04.00-1 Ciências Contábeis qualidade de fornecimento de energia; custos operacionais; investimentos; satisfação do consumidor. O objetivo deste estudo foi identificar se há relação entre custos operacionais, investimentos, satisfação do consumidor e a qualidade de fornecimento de energia no Brasil. A amostra foi composta por concessionárias do setor de distribuição de energia no Brasil, no período de 2010 até 2016. Os dados foram coletados a partir da ANEEL e a execução dos testes aconteceu por dados em painel estático e dinâmico. Os resultados por GMM System apontam que a melhoria da qualidade do fornecimento de energia advém da continuidade da redução das taxas de variação de DEC e FEC, em que as taxas de variação desses indicadores (ΔDEC, ΔFEC) carregam memória de períodos anteriores, sendo que uma redução dessas taxas num determinado período influencia para que a redução seja mantida no próximo período, o que melhora a qualidade do fornecimento de energia. Os investimentos melhoram a qualidade do fornecimento de energia em termos de redução da taxa de frequência das interrupções do fornecimento de energia (ΔFEC) e de redução da taxa de frequência de reclamações dos consumidores (ΔFER). O índice ANEEL de satisfação do consumidor (IASC) mostra que a percepção geral da satisfação do cliente proporciona a melhoria da qualidade do fornecimento de energia em termos de ΔDEC, ΔDER e ΔFER. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPEMIG 2019-04-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/9123 10.3895/rbpd.v8n1.9123 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 8, n. 1 (2019); 40-61 2317-2363 10.3895/rbpd.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/9123/6078 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/downloadSuppFile/9123/1157 Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Maestri, Cláudia Olímpia Neves Mamede
Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
spellingShingle Maestri, Cláudia Olímpia Neves Mamede
Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil
author_sort Maestri, Cláudia Olímpia Neves Mamede
title Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil
title_short Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil
title_full Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil
title_fullStr Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade do fornecimento de energia no Brasil
title_sort indicadores de qualidade do fornecimento de energia no brasil
description O objetivo deste estudo foi identificar se há relação entre custos operacionais, investimentos, satisfação do consumidor e a qualidade de fornecimento de energia no Brasil. A amostra foi composta por concessionárias do setor de distribuição de energia no Brasil, no período de 2010 até 2016. Os dados foram coletados a partir da ANEEL e a execução dos testes aconteceu por dados em painel estático e dinâmico. Os resultados por GMM System apontam que a melhoria da qualidade do fornecimento de energia advém da continuidade da redução das taxas de variação de DEC e FEC, em que as taxas de variação desses indicadores (ΔDEC, ΔFEC) carregam memória de períodos anteriores, sendo que uma redução dessas taxas num determinado período influencia para que a redução seja mantida no próximo período, o que melhora a qualidade do fornecimento de energia. Os investimentos melhoram a qualidade do fornecimento de energia em termos de redução da taxa de frequência das interrupções do fornecimento de energia (ΔFEC) e de redução da taxa de frequência de reclamações dos consumidores (ΔFER). O índice ANEEL de satisfação do consumidor (IASC) mostra que a percepção geral da satisfação do cliente proporciona a melhoria da qualidade do fornecimento de energia em termos de ΔDEC, ΔDER e ΔFER.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/9123
_version_ 1805293948719071232
score 10,814766