Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago

Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro, Santos, Bruna Geórgia Domingues dos, Pereira, Luiz Henrique Milanez
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9223
recordtype ojs
spelling peri-article-92232020-10-22T14:22:43Z Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Santos, Bruna Geórgia Domingues dos Pereira, Luiz Henrique Milanez Letras; Literatura Infantojuvenil; Cultura Clássica Formação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesa Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2018-09-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223 10.3895/rl.v20n30.9223 Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223/5901 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Santos, Bruna Geórgia Domingues dos
Pereira, Luiz Henrique Milanez
spellingShingle Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Santos, Bruna Geórgia Domingues dos
Pereira, Luiz Henrique Milanez
Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
author_sort Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
title Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_short Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_full Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_fullStr Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_full_unstemmed Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_sort literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de a maior flor do mundo, de josé saramago
description Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223
_version_ 1805449447435403264
score 10,814766