Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão...
Principais autores: | Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro, Santos, Bruna Geórgia Domingues dos, Pereira, Luiz Henrique Milanez |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9223 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-92232020-10-22T14:22:43Z Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Santos, Bruna Geórgia Domingues dos Pereira, Luiz Henrique Milanez Letras; Literatura Infantojuvenil; Cultura Clássica Formação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesa Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2018-09-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223 10.3895/rl.v20n30.9223 Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n30 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223/5901 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Santos, Bruna Geórgia Domingues dos Pereira, Luiz Henrique Milanez |
spellingShingle |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Santos, Bruna Geórgia Domingues dos Pereira, Luiz Henrique Milanez Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago |
author_sort |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro |
title |
Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago |
title_short |
Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago |
title_full |
Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago |
title_fullStr |
Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago |
title_full_unstemmed |
Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago |
title_sort |
literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de a maior flor do mundo, de josé saramago |
description |
Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223 |
_version_ |
1805449447435403264 |
score |
10,814766 |