Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina

Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste n...

ver descrição completa

Principais autores: Alencar, Alexandra Eliza Vieira, Holanda, Violeta Maria de Siqueira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9226
recordtype ojs
spelling peri-article-92262019-06-29T20:54:57Z Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina Alencar, Alexandra Eliza Vieira Holanda, Violeta Maria de Siqueira Área: 7.03.00.00-3 Antropologia e Sub-área: 7.08.00.00-6 Educação;7.09.04.00-6 Políticas Públicas Política afirmativa;Educação;UFSC Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste no aproveitamento das formações e revisões bibliográficas sobre o tema, realização de entrevistas com gestores/as da SAAD/UFSC, mapeamento de notícias sobre as ações afirmativas desta universidade e pesquisa de trabalhos científicos produzidos por estudantes ingressos/as por ações afirmativas. O artigo aborda de que forma essas políticas promovem diversidades em termos de presenças que afetam a estrutura universitária, permeada pelos efeitos da colonização proposta para essa região do país e visibiliza a necessidade de repensar a universidade em seu tripé constitutivo de ensino, pesquisa e extensão, através do princípio normativo de diversidades. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Universidade Federal de Santa Catarina Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, NEPI 2019-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226 10.3895/cgt.v12n39.9226 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 39 (2019); 162-184 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226/6325 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Alencar, Alexandra Eliza Vieira
Holanda, Violeta Maria de Siqueira
spellingShingle Alencar, Alexandra Eliza Vieira
Holanda, Violeta Maria de Siqueira
Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
author_sort Alencar, Alexandra Eliza Vieira
title Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
title_short Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort política afirmativa estudantil em perspectiva: um estudo de caso na universidade federal de santa catarina
description Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste no aproveitamento das formações e revisões bibliográficas sobre o tema, realização de entrevistas com gestores/as da SAAD/UFSC, mapeamento de notícias sobre as ações afirmativas desta universidade e pesquisa de trabalhos científicos produzidos por estudantes ingressos/as por ações afirmativas. O artigo aborda de que forma essas políticas promovem diversidades em termos de presenças que afetam a estrutura universitária, permeada pelos efeitos da colonização proposta para essa região do país e visibiliza a necessidade de repensar a universidade em seu tripé constitutivo de ensino, pesquisa e extensão, através do princípio normativo de diversidades.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226
_version_ 1805295632777216000
score 10,814766