Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina
Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste n...
Principais autores: | Alencar, Alexandra Eliza Vieira, Holanda, Violeta Maria de Siqueira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9226 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-92262019-06-29T20:54:57Z Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina Alencar, Alexandra Eliza Vieira Holanda, Violeta Maria de Siqueira Área: 7.03.00.00-3 Antropologia e Sub-área: 7.08.00.00-6 Educação;7.09.04.00-6 Políticas Públicas Política afirmativa;Educação;UFSC Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste no aproveitamento das formações e revisões bibliográficas sobre o tema, realização de entrevistas com gestores/as da SAAD/UFSC, mapeamento de notícias sobre as ações afirmativas desta universidade e pesquisa de trabalhos científicos produzidos por estudantes ingressos/as por ações afirmativas. O artigo aborda de que forma essas políticas promovem diversidades em termos de presenças que afetam a estrutura universitária, permeada pelos efeitos da colonização proposta para essa região do país e visibiliza a necessidade de repensar a universidade em seu tripé constitutivo de ensino, pesquisa e extensão, através do princípio normativo de diversidades. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Universidade Federal de Santa Catarina Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, NEPI 2019-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226 10.3895/cgt.v12n39.9226 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 39 (2019); 162-184 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226/6325 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Alencar, Alexandra Eliza Vieira Holanda, Violeta Maria de Siqueira |
spellingShingle |
Alencar, Alexandra Eliza Vieira Holanda, Violeta Maria de Siqueira Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina |
author_sort |
Alencar, Alexandra Eliza Vieira |
title |
Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina |
title_short |
Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
política afirmativa estudantil em perspectiva: um estudo de caso na universidade federal de santa catarina |
description |
Em dez anos (2008-2018) de implantação das políticas afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das ações coordenadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, no período de 2016 a 2018. A metodologia consiste no aproveitamento das formações e revisões bibliográficas sobre o tema, realização de entrevistas com gestores/as da SAAD/UFSC, mapeamento de notícias sobre as ações afirmativas desta universidade e pesquisa de trabalhos científicos produzidos por estudantes ingressos/as por ações afirmativas. O artigo aborda de que forma essas políticas promovem diversidades em termos de presenças que afetam a estrutura universitária, permeada pelos efeitos da colonização proposta para essa região do país e visibiliza a necessidade de repensar a universidade em seu tripé constitutivo de ensino, pesquisa e extensão, através do princípio normativo de diversidades. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9226 |
_version_ |
1805295632777216000 |
score |
10,814766 |