O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne
O presente estudo tem por objetivo entender a influência da leitura no desenvolvimento das personagens Ema Bovary e Lenita Matoso, dos romances Madame Bovary, de Gustave Flaubert (1971), e A carne, de Júlio Ribeiro (1952), respectivamente. A partir da análise das duas obras literárias, buscamos iden...
Principais autores: | Guimarães, Veridiana de Souza, Guimarães, Rafael Eisinger |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9280 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9280 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-92802019-06-29T20:54:57Z O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne Guimarães, Veridiana de Souza Guimarães, Rafael Eisinger Literaturas Clássicas Leitura; Gênero; Desigualdade O presente estudo tem por objetivo entender a influência da leitura no desenvolvimento das personagens Ema Bovary e Lenita Matoso, dos romances Madame Bovary, de Gustave Flaubert (1971), e A carne, de Júlio Ribeiro (1952), respectivamente. A partir da análise das duas obras literárias, buscamos identificar como a vivência com os livros influenciou nas atitudes das jovens protagonistas, assim como entender o modo como a leitura é descrita nessas obras literárias. Para embasar esta leitura, no referencial teórico nos apropriamos dos conceitos de diversos pensadores, dentre eles Roger Chartier (2001), Aristóteles (1973), Vincent Jouve (2002), Simone de Beauvoir (1980), Rita Terezinha Schmidt (2012) e Nádia Elisa Meinerz (2012). A fim de examinar a relação entre a leitura, as personagens femininas e a desigualdade de gênero, realizamos o processo de análise por meio da comparação das obras literárias citadas. Feito isso, constatamos, a partir da vivência das personagens leitoras de Flaubert e Ribeiro, que a leitura era vista como algo perigoso para as mulheres do século XIX. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC 2019-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9280 10.3895/cgt.v12n39.9280 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 12, n. 39 (2019); 258-282 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v12n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9280/6332 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Guimarães, Veridiana de Souza Guimarães, Rafael Eisinger |
spellingShingle |
Guimarães, Veridiana de Souza Guimarães, Rafael Eisinger O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne |
author_sort |
Guimarães, Veridiana de Souza |
title |
O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne |
title_short |
O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne |
title_full |
O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne |
title_fullStr |
O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento das personagens leitoras nos romances Madame Bovary e A carne |
title_sort |
o desenvolvimento das personagens leitoras nos romances madame bovary e a carne |
description |
O presente estudo tem por objetivo entender a influência da leitura no desenvolvimento das personagens Ema Bovary e Lenita Matoso, dos romances Madame Bovary, de Gustave Flaubert (1971), e A carne, de Júlio Ribeiro (1952), respectivamente. A partir da análise das duas obras literárias, buscamos identificar como a vivência com os livros influenciou nas atitudes das jovens protagonistas, assim como entender o modo como a leitura é descrita nessas obras literárias. Para embasar esta leitura, no referencial teórico nos apropriamos dos conceitos de diversos pensadores, dentre eles Roger Chartier (2001), Aristóteles (1973), Vincent Jouve (2002), Simone de Beauvoir (1980), Rita Terezinha Schmidt (2012) e Nádia Elisa Meinerz (2012). A fim de examinar a relação entre a leitura, as personagens femininas e a desigualdade de gênero, realizamos o processo de análise por meio da comparação das obras literárias citadas. Feito isso, constatamos, a partir da vivência das personagens leitoras de Flaubert e Ribeiro, que a leitura era vista como algo perigoso para as mulheres do século XIX. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9280 |
_version_ |
1805295634524143616 |
score |
10,814766 |