Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC

O objetivo do presente estudo é comparar o perfil dos docentes de duas das mais importantes jovens universidades do Brasil, uma clássica, a Universidade Federal do ABC e a outra tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos aspectos gerais do docente (faixa etária, gênero, bol...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Agnaldo da, Pilatti, Luiz Alberto, Santos, Celso Bilynkievycz, Lievore, Caroline
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9575
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9575
recordtype ojs
spelling peri-article-95752020-10-20T22:13:46Z Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC Profile of young teachers Brazilian universities: a comparative study between UTFPR and UFABC Costa, Agnaldo da Pilatti, Luiz Alberto Santos, Celso Bilynkievycz Lievore, Caroline 7.08.00.00-6 Educação - 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Universidades tecnológicas; Universidades clássicas; Perfil dos docentes Technology universities; Classical universities; Teacher profile O objetivo do presente estudo é comparar o perfil dos docentes de duas das mais importantes jovens universidades do Brasil, uma clássica, a Universidade Federal do ABC e a outra tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos aspectos gerais do docente (faixa etária, gênero, bolsa de produtividade); na formação do docente (região e país de formação, mobilidade nacional ,  internacional e domínio de idiomas); na experiência profissional do docente (país e região de formação, atividades complementares, áreas de atuação); e dos produtos desta formação e experiência profissional . O estudo é comparativo e exploratório. O corpus documental foi constituído através de dados da Plataforma Lattes utilizando mineração de dados e estatística descritiva com 623.726.000 registros analisados. Os resultados apontam para a variáveis como bolsas DT e PQ, formações nas regiões Sul e Sudeste, experiência profissional e outras variáveis que diferenciam o perfil dos docentes destes dois modelos de universidades. The objective of the present study is to compare the profile of the professors of two of the most important young universities in Brazil, a classic, the Federal University of ABC and the other technological, Federal Technological University of Paraná (UTFPR), in the general aspects of the teacher age, gender, productivity stock); teacher training (region and country of training, national mobility, international mobility and language proficiency); in the professional experience of the teacher (country and region of formation, complementary activities, areas of activity); and the products of this training and professional experience. The study is comparative and exploratory. The documentary corpus was constituted through data from the Lattes Platform using data mining and descriptive statistics with 623,726,000 records analyzed. The results point to variables such as DT and PQ scholarships, formations in the South and Southeast regions, professional experience and other variables that differentiate the teachers profile of these two university models. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-03-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9575 10.3895/rbect.v12n1.9575 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9575/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9575/1235 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Costa, Agnaldo da
Pilatti, Luiz Alberto
Santos, Celso Bilynkievycz
Lievore, Caroline
spellingShingle Costa, Agnaldo da
Pilatti, Luiz Alberto
Santos, Celso Bilynkievycz
Lievore, Caroline
Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC
author_sort Costa, Agnaldo da
title Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC
title_short Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC
title_full Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC
title_fullStr Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC
title_full_unstemmed Perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre UTFPR e UFABC
title_sort perfil dos docentes de jovens universidades brasileiras: estudo comparativo entre utfpr e ufabc
description O objetivo do presente estudo é comparar o perfil dos docentes de duas das mais importantes jovens universidades do Brasil, uma clássica, a Universidade Federal do ABC e a outra tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos aspectos gerais do docente (faixa etária, gênero, bolsa de produtividade); na formação do docente (região e país de formação, mobilidade nacional ,  internacional e domínio de idiomas); na experiência profissional do docente (país e região de formação, atividades complementares, áreas de atuação); e dos produtos desta formação e experiência profissional . O estudo é comparativo e exploratório. O corpus documental foi constituído através de dados da Plataforma Lattes utilizando mineração de dados e estatística descritiva com 623.726.000 registros analisados. Os resultados apontam para a variáveis como bolsas DT e PQ, formações nas regiões Sul e Sudeste, experiência profissional e outras variáveis que diferenciam o perfil dos docentes destes dois modelos de universidades.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9575
_version_ 1805449067718770688
score 10,814766