A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente

 RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenv...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Roseane Santana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9683
recordtype ojs
spelling peri-article-96832020-12-28T23:08:51Z A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente Santos, Roseane Santana Letras e Linguística Professor; Identidade; Discurso.  RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)- Código de financiamento 001. 2020-12-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 10.3895/rl.v22n39.9683 Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683/8144 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Roseane Santana
spellingShingle Santos, Roseane Santana
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
author_sort Santos, Roseane Santana
title A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_short A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_full A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_fullStr A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_full_unstemmed A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_sort constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
description  RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES:
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683
_version_ 1805449501937238016
score 10,814766