A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenv...
Autor principal: | Santos, Roseane Santana |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9683 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-96832020-12-28T23:08:51Z A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente Santos, Roseane Santana Letras e Linguística Professor; Identidade; Discurso. RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)- Código de financiamento 001. 2020-12-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 10.3895/rl.v22n39.9683 Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683/8144 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Roseane Santana |
spellingShingle |
Santos, Roseane Santana A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
author_sort |
Santos, Roseane Santana |
title |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_short |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_full |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_fullStr |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_full_unstemmed |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_sort |
constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
description |
RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES: |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 |
_version_ |
1805449501937238016 |
score |
10,814766 |