A educação sexual nos anos iniciais: um estudo a partir de dissertações e teses

O presente estudo tem como objetivo analisar as pesquisas em Educação Sexual para os anos inicias, do Ensino Fundamental, desenvolvidas em programas de Pós-Graduação, utilizando o Banco de Teses da Capes. A metodologia de pesquisa do tipo “Estado da Arte”, de natureza quanti-qualitativa, foi a escol...

ver descrição completa

Principais autores: Fernandes, Fernanda, Lorenzetti, Leonir
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9705
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as pesquisas em Educação Sexual para os anos inicias, do Ensino Fundamental, desenvolvidas em programas de Pós-Graduação, utilizando o Banco de Teses da Capes. A metodologia de pesquisa do tipo “Estado da Arte”, de natureza quanti-qualitativa, foi a escolhida para guiar este trabalho. Foram encontrados 38 resultados que tratavam do tema. Priorizou-se por analisar características como ano de publicação, instituição, região, modalidade do programa e os objetivos da pesquisa, a fim de identificar as tendências e as contribuições nas pesquisas em Educação Sexual, nos anos iniciais. Os resultados reafirmam a necessidade da realização de pesquisas nesse âmbito, pois apesar da literatura e das pesquisas sinalizarem a sua importância, pouco ainda é visto, quando inserido no contexto escolar, principalmente, nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, e mais ainda na prática em sala de aula.