Eletrificação em assentamentos da reforma agrária: um cenário possível para a adequação sociotécnica
Este artigo apresenta o estudo de caso da elaboração e realização do curso de extensão “Formação Crítica em Sistemas Técnicos de Energia – Introdução”, feito em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem T...
Principais autores: | Ravelo Franco, Nelson Andrés, Alvear, Celso Alexandre Souza de |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9774 |
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peri-article-97742019-08-29T19:36:32Z Eletrificação em assentamentos da reforma agrária: um cenário possível para a adequação sociotécnica Ravelo Franco, Nelson Andrés Alvear, Celso Alexandre Souza de 5.00.00.00-4Ciências Agrárias; 5.03.05.00-0Energização Rural Eletrificação Rural; Reforma Agraria; Adequação Sociotécnica Este artigo apresenta o estudo de caso da elaboração e realização do curso de extensão “Formação Crítica em Sistemas Técnicos de Energia – Introdução”, feito em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Primeiro, partindo de uma análise ampla da questão energética, apresenta a visão histórica da eletrificação rural no Brasil e contextualiza como é o acesso a este recurso nos assentamentos. Após, traz contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia para apontar a Adequação Sociotécnica (AST) como alternativa para desenvolver um trabalho técnico coerente com a inclusão social. Em seguida, apresenta uma breve descrição e análise da experiência do curso, na qual se identificam algumas possibilidades e limites de adequação. Por fim, propõe algumas reflexões para a eletrificação nos assentamentos dentro do cenário atual. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9774 10.3895/rts.v15n37.9774 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n37 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9774/6451 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Este artigo apresenta o estudo de caso da elaboração e realização do curso de extensão “Formação Crítica em Sistemas Técnicos de Energia – Introdução”, feito em parceria entre o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Primeiro, partindo de uma análise ampla da questão energética, apresenta a visão histórica da eletrificação rural no Brasil e contextualiza como é o acesso a este recurso nos assentamentos. Após, traz contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia para apontar a Adequação Sociotécnica (AST) como alternativa para desenvolver um trabalho técnico coerente com a inclusão social. Em seguida, apresenta uma breve descrição e análise da experiência do curso, na qual se identificam algumas possibilidades e limites de adequação. Por fim, propõe algumas reflexões para a eletrificação nos assentamentos dentro do cenário atual. |
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