Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho...
Principais autores: | Rodrigues, Roberto Nunes, Silva, Mônica Aparecida da Rocha |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9889 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-98892020-06-25T18:03:44Z Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) Rodrigues, Roberto Nunes Silva, Mônica Aparecida da Rocha 7.08.00.00-6, 7.08.03.03-0 PROINFO; Avaliação de Políticas Públicas; Educação Fundamental Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho é quali-quanti. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas com Secretário de Educação, professores e diretores de seis escolas do município de Gurupi. Ao avaliar a eficácia do PROINFO no Município de Gurupi-TO, conclui-se que o Programa está sendo parcialmente eficaz, pois não cumpre, plenamente, os seus objetivos originais, a saber: proporcionar a inclusão digital e servir como ferramenta de apoio pedagógico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) MÔnica Aparecida da Rocha Silva - Universidade Federal do Tocantins 2020-06-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889 10.3895/rts.v16n42.9889 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 123-139 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 123-139 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889/7497 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/9889/1290 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rodrigues, Roberto Nunes Silva, Mônica Aparecida da Rocha |
spellingShingle |
Rodrigues, Roberto Nunes Silva, Mônica Aparecida da Rocha Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) |
author_sort |
Rodrigues, Roberto Nunes |
title |
Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) |
title_short |
Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) |
title_full |
Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) |
title_fullStr |
Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) |
title_full_unstemmed |
Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) |
title_sort |
avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (proinfo) no município de gurupi (to) |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho é quali-quanti. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas com Secretário de Educação, professores e diretores de seis escolas do município de Gurupi. Ao avaliar a eficácia do PROINFO no Município de Gurupi-TO, conclui-se que o Programa está sendo parcialmente eficaz, pois não cumpre, plenamente, os seus objetivos originais, a saber: proporcionar a inclusão digital e servir como ferramenta de apoio pedagógico. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889 |
_version_ |
1805449554049368064 |
score |
10,814766 |