Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)

Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho...

ver descrição completa

Principais autores: Rodrigues, Roberto Nunes, Silva, Mônica Aparecida da Rocha
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9889
recordtype ojs
spelling peri-article-98892020-06-25T18:03:44Z Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO) Rodrigues, Roberto Nunes Silva, Mônica Aparecida da Rocha 7.08.00.00-6, 7.08.03.03-0 PROINFO; Avaliação de Políticas Públicas; Educação Fundamental Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho é quali-quanti. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas com Secretário de Educação, professores e diretores de seis escolas do município de Gurupi. Ao avaliar a eficácia do PROINFO no Município de Gurupi-TO, conclui-se que o Programa está sendo parcialmente eficaz, pois não cumpre, plenamente, os seus objetivos originais, a saber: proporcionar a inclusão digital e servir como ferramenta de apoio pedagógico.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) MÔnica Aparecida da Rocha Silva - Universidade Federal do Tocantins 2020-06-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889 10.3895/rts.v16n42.9889 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 123-139 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 123-139 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n42 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889/7497 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/9889/1290 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rodrigues, Roberto Nunes
Silva, Mônica Aparecida da Rocha
spellingShingle Rodrigues, Roberto Nunes
Silva, Mônica Aparecida da Rocha
Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
author_sort Rodrigues, Roberto Nunes
title Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
title_short Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
title_full Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
title_fullStr Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
title_full_unstemmed Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (Proinfo) no município de Gurupi (TO)
title_sort avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do programa nacional de tecnologia educacional (proinfo) no município de gurupi (to)
description Este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do ensino fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A abordagem metodológica adotada nesse trabalho é quali-quanti. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários a uma amostra de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de entrevistas semi-estruturadas com Secretário de Educação, professores e diretores de seis escolas do município de Gurupi. Ao avaliar a eficácia do PROINFO no Município de Gurupi-TO, conclui-se que o Programa está sendo parcialmente eficaz, pois não cumpre, plenamente, os seus objetivos originais, a saber: proporcionar a inclusão digital e servir como ferramenta de apoio pedagógico. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9889
_version_ 1805449554049368064
score 10,814766