Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa

Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática cujo objetivo principal consiste na evidenciação do raciocínio funcional a partir de dados provenientes de atividades experimentais investigativas. Nessa pesquisa, evidenciamos estratégias e tipos de pensamento func...

ver descrição completa

Principais autores: Araki, Paulo Henrique Hideki, Rogoski, Kawana Fernando, Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9965
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9965
recordtype ojs
spelling peri-article-99652019-10-15T17:30:47Z Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa Araki, Paulo Henrique Hideki Rogoski, Kawana Fernando Silva, Karina Alessandra Pessoa da Educação; Ensino-Aprendizagem. Anos finais do Ensino Fundamental; Atividades experimentais investigativas; Modelagem Matemática; Raciocínio funcional Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática cujo objetivo principal consiste na evidenciação do raciocínio funcional a partir de dados provenientes de atividades experimentais investigativas. Nessa pesquisa, evidenciamos estratégias e tipos de pensamento funcional mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental quando relacionam o tempo de reação de um comprimido efervescente com a manipulação de algumas variáveis. Separados em quatro grupos, os alunos buscaram analisar a influência referente à variação do volume de água, da temperatura da água, da massa de comprimido e das dimensões do recipiente sobre o tempo de reação. A investigação aqui apresentada se restringe a discutir as análises realizadas com o Grupo 1, responsável por investigar os efeitos da variação de volume de água, evidenciando a mobilização do raciocínio funcional ao longo das fases de uma atividade de modelagem matemática. Por meio das atividades, foi possível observar que os alunos puderam mobilizar o raciocínio funcional no decorrer de uma atividade de modelagem matemática, inclusive em situações que requerem conhecimento matemático ainda não contemplado em aulas anteriores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9965 10.3895/etr.v3n1.9965 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 76-92 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9965/6272 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Araki, Paulo Henrique Hideki
Rogoski, Kawana Fernando
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
spellingShingle Araki, Paulo Henrique Hideki
Rogoski, Kawana Fernando
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
author_sort Araki, Paulo Henrique Hideki
title Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
title_short Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
title_full Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
title_fullStr Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
title_full_unstemmed Raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
title_sort raciocínio funcional mobilizado em atividades de modelagem matemática: um encaminhamento envolvendo a experimentação investigativa
description Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática cujo objetivo principal consiste na evidenciação do raciocínio funcional a partir de dados provenientes de atividades experimentais investigativas. Nessa pesquisa, evidenciamos estratégias e tipos de pensamento funcional mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental quando relacionam o tempo de reação de um comprimido efervescente com a manipulação de algumas variáveis. Separados em quatro grupos, os alunos buscaram analisar a influência referente à variação do volume de água, da temperatura da água, da massa de comprimido e das dimensões do recipiente sobre o tempo de reação. A investigação aqui apresentada se restringe a discutir as análises realizadas com o Grupo 1, responsável por investigar os efeitos da variação de volume de água, evidenciando a mobilização do raciocínio funcional ao longo das fases de uma atividade de modelagem matemática. Por meio das atividades, foi possível observar que os alunos puderam mobilizar o raciocínio funcional no decorrer de uma atividade de modelagem matemática, inclusive em situações que requerem conhecimento matemático ainda não contemplado em aulas anteriores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9965
_version_ 1805295322921959424
score 10,814766