Desenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5S
A crescente busca por redução de custo leva as empresas à implementação de recursos no ambiente fabril. Um dos métodos que promete melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, organização, limpeza, identificação e utilização é o método “5S”. Porém,ainda que o treinamento pareça...
Principais autores: | Nowakowski, Heitor de Azevedo, Kengo, Victor Yugo |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10390 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A crescente busca por redução de custo leva as empresas à implementação de recursos no ambiente fabril. Um dos métodos que promete melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, organização, limpeza, identificação e utilização é o método “5S”. Porém,ainda que o treinamento pareça simples, a manutenção de uma mudança organizacional ainda é um desafio. Para contribuir nesse sentido, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de simulação para o ensino prático do método 5S, visando contribuir com a sua implantação nas organizações industriais. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas a respeito do método 5S e sobre metodologias de desenvolvimento de jogos de simulação, visando identificar uma metodologia adequada para o desenvolvimento do jogo pretendido. A metodologia adotada para este trabalho é um agregado da Metodologia de Projeto de Pahl et al. (2007) e a Metodologia de design de jogo de simulação para treinamento de Rocha e Araujo (2013). A metodologia se divide em seis partes, sendo elas: Esclarecimento da tarefa; Projeto conceitual; Plano de treinamento; Implementação; Integração e teste; e Avaliação dos resultados. Como resultado, desenvolveu-se o projeto de um jogo para treinamento do método 5S, dividido em duas rodadas com o tempo sendo cronometrado: na primeira, os participantes recebem uma maleta desorganizada para realizar a montagem de um carrinho; após montagem, os aplicadores apresentam o método 5S e os participantes fazem a organização das maletas para fixar os conceitos ensinados; na segunda rodada, os mesmos participantes repetem a montagem com a maleta organizada. Após 3 testes com 4 participantes em cada, obteve-se uma redução de tempo média de 44,8% entre a primeira e a segunda rodada. |
---|