A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar

This research is the result of a study conducted with teachers Pedagogical Household Care in Curitiba - PR and conceptions about the use of educational games in teaching and learning of scientific disciplines of science and biology, physics, mathematics and chemistry concepts. Introduces the concept...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Margarete Virgínia Gonçalves
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1064
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1064
recordtype dspace
spelling riut-1-10642015-03-07T06:20:33Z A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar Silva, Margarete Virgínia Gonçalves Gonçalves, Fabiana Roberta Hussein, Silva Professores de ciência - Curitiba (PR) - Estudo de casos Professores de educação especial - Formação Jogos educativos Crianças - Assistência hospitalar Crianças doentes - Educação Educação especial Educação inclusiva Abordagem interdisciplinar do conhecimento Ciência - Estudo e ensino Science teachers - Curitiba (PR) - Case studies Special education teachers - Training of Educational games Children - Hospital care Sick children - Education Special education Inclusive education Interdisciplinary approach to knowledge Science - Study and teaching This research is the result of a study conducted with teachers Pedagogical Household Care in Curitiba - PR and conceptions about the use of educational games in teaching and learning of scientific disciplines of science and biology, physics, mathematics and chemistry concepts. Introduces the concepts of Inclusive Education and Special highlighting the concept of Hospital and Home Teaching Service. Also highlights the strategy of using educational games as a contributing factor for the development of cognitive skills and self-esteem seriously compromised because of the student served by this program the Department of Education of the State of Paraná disease. The games were selected on the internet of which had already been tested and results have already registered. The production was handmade. Semi- structured questions were used by a questionnaire and subsequent interviews with the teachers of the DPA for data collection. The methodology used for the data analysis was a case study with qualitative approach. . According to the interviewed teachers, educational games confirmed to be excellent strategy for teaching and learning enriching classes and giving students the opportunity to acquire the knowledge of light and fun way. Esta pesquisa resulta do estudo realizado com professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar na cidade de Curitiba - PR e suas concepções quanto a utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de conceitos científicos das disciplinas de Ciências e Biologia, Física, Matemática e Química. Apresenta os conceitos de Educação Inclusiva e Especial ressaltando o conceito de Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar. Ainda destaca a estratégia da utilização dos jogos didáticos como fator de contribuição para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e da autoestima seriamente comprometida em função da doença do aluno atendido por esse programa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Os jogos foram selecionados na internet sendo que já haviam sido testados e com resultados já registrados. A produção foi artesanal. Para o levantamento de dados foram utilizadas perguntas semiestruturadas por meio de questionário e posterior entrevista com os professores do APD. A metodologia utilizada para a análise de dados foi a de estudo de caso com enfoque qualitativo. Segundo os professores entrevistados, os jogos didáticos confirmaram ser excelente estratégia de ensino e aprendizagem enriquecendo as aulas e proporcionando aos alunos a oportunidade de aquisição do conhecimento de forma leve e divertida. 5000 2015-02-25T17:46:14Z 2014-06-09 masterThesis SILVA, Margarete Virgínia Gonçalves. A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1064 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores de ciência - Curitiba (PR) - Estudo de casos
Professores de educação especial - Formação
Jogos educativos
Crianças - Assistência hospitalar
Crianças doentes - Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência - Estudo e ensino
Science teachers - Curitiba (PR) - Case studies
Special education teachers - Training of
Educational games
Children - Hospital care
Sick children - Education
Special education
Inclusive education
Interdisciplinary approach to knowledge
Science - Study and teaching
spellingShingle Professores de ciência - Curitiba (PR) - Estudo de casos
Professores de educação especial - Formação
Jogos educativos
Crianças - Assistência hospitalar
Crianças doentes - Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ciência - Estudo e ensino
Science teachers - Curitiba (PR) - Case studies
Special education teachers - Training of
Educational games
Children - Hospital care
Sick children - Education
Special education
Inclusive education
Interdisciplinary approach to knowledge
Science - Study and teaching
Silva, Margarete Virgínia Gonçalves
A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
description This research is the result of a study conducted with teachers Pedagogical Household Care in Curitiba - PR and conceptions about the use of educational games in teaching and learning of scientific disciplines of science and biology, physics, mathematics and chemistry concepts. Introduces the concepts of Inclusive Education and Special highlighting the concept of Hospital and Home Teaching Service. Also highlights the strategy of using educational games as a contributing factor for the development of cognitive skills and self-esteem seriously compromised because of the student served by this program the Department of Education of the State of Paraná disease. The games were selected on the internet of which had already been tested and results have already registered. The production was handmade. Semi- structured questions were used by a questionnaire and subsequent interviews with the teachers of the DPA for data collection. The methodology used for the data analysis was a case study with qualitative approach. . According to the interviewed teachers, educational games confirmed to be excellent strategy for teaching and learning enriching classes and giving students the opportunity to acquire the knowledge of light and fun way.
format Dissertação
author Silva, Margarete Virgínia Gonçalves
author_sort Silva, Margarete Virgínia Gonçalves
title A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
title_short A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
title_full A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
title_fullStr A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
title_full_unstemmed A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
title_sort utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2015
citation SILVA, Margarete Virgínia Gonçalves. A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1064
_version_ 1805316213848408064
score 10,814766