Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio

Inclui: Manual para usuários iniciantes no software Tracker, p. 113.

Autor principal: Oliveira, Fábio Anastácio de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1157
recordtype dspace
spelling riut-1-11572015-05-21T06:00:32Z Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio Oliveira, Fábio Anastácio de Bezerra Junior, Arandi Ginane Saavedra Filho, Nestor Cortez Software livre Física - Estudo e ensino (Ensino médio) Vídeo digital Laboratórios de física Tecnologia da informação Escolas públicas - Curitiba (PR) - Estudo de casos Ciência - Estudo e ensino Free computer software Physics - Study and teaching (High school) Digital video Physical laboratories Information technology Public schools - Curitiba (PR) - Case studies Science - Study and teaching Inclui: Manual para usuários iniciantes no software Tracker, p. 113. This work relates to videoanalysis as a learning tool in high school Physics classes. It presents results on the use of free software Tracker, which aims at motion video frame by frame measurement and analysis. Our main goal is to provide alternatives to the lack of physics teaching laboratories, which is a major problem faced by many Brazilian schools. Videoanalysis is a powerful tool made possible by common digital cameras, including the ones present in mobile phones. Videos are recorded allowing for data collection and analysis with Tracker together with any usual spreadsheet software. The project was applied to students attending the first year of a public high school in Curitiba. The school is located in a region characterized by poverty and social risk. The obtained results were assessed by a report consisting of six questions, related to the subject freefall, proposed to the students. The developed material offered students a different learning perspective, aiming at improving students’ motivation towards learning Physics. The lectures were also an efficient way of stimulating critical thinking together with inclusive use of technology in the school environment. O presente trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do software livre Tracker, que é destinado à vídeoanálise, ou análise de movimentos quadro a quadro. A utilização do programa tem como objetivo criar alternativas para a falta de um efetivo laboratório didático de ciências, falta que é um problema real em várias escolas brasileiras. Com a videoanálise, é possível abordar conceitos de física por meio de filmagens feitas com câmeras digitais, inclusive aquelas presentes em telefones celulares. Os filmes podem ser gravados e analisados com o próprio Tracker ou com auxílio de um programa de planilhas eletrônicas. A proposta foi aplicada em turmas do 1.o ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual de Curitiba que atende alunos de uma região carente e com grande risco social. A avaliação do trabalho foi feita por meio de um relatório contendo questões sobre queda livre. O material utilizado propôs aos alunos uma dinâmica diferente e motivadora para aprender e aplicar seus conhecimentos. Além disso, as aulas propostas serviram de estímulo aos estudantes para um uso inclusivo, consciente e crítico de recursos tecnológicos. 2015-05-20T13:19:59Z 2015-05-20T13:19:59Z 2014-08-21 masterThesis OLIVEIRA, Fábio Anastácio de. Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Software livre
Física - Estudo e ensino (Ensino médio)
Vídeo digital
Laboratórios de física
Tecnologia da informação
Escolas públicas - Curitiba (PR) - Estudo de casos
Ciência - Estudo e ensino
Free computer software
Physics - Study and teaching (High school)
Digital video
Physical laboratories
Information technology
Public schools - Curitiba (PR) - Case studies
Science - Study and teaching
spellingShingle Software livre
Física - Estudo e ensino (Ensino médio)
Vídeo digital
Laboratórios de física
Tecnologia da informação
Escolas públicas - Curitiba (PR) - Estudo de casos
Ciência - Estudo e ensino
Free computer software
Physics - Study and teaching (High school)
Digital video
Physical laboratories
Information technology
Public schools - Curitiba (PR) - Case studies
Science - Study and teaching
Oliveira, Fábio Anastácio de
Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio
description Inclui: Manual para usuários iniciantes no software Tracker, p. 113.
format Dissertação
author Oliveira, Fábio Anastácio de
author_sort Oliveira, Fábio Anastácio de
title Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio
title_short Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio
title_full Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio
title_fullStr Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio
title_full_unstemmed Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio
title_sort uso e divulgação do software livre tracker em aulas de física do ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2015
citation OLIVEIRA, Fábio Anastácio de. Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157
_version_ 1805314554956087296
score 10,814766