Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process...
Autor principal: | Guimarães, Marcos Roberto |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-11596 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-115962020-11-13T18:09:23Z Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico Guimarães, Marcos Roberto Wild, Rafael Wild, Rafael Oliveira, Wellton Costa de Sato, Gustavo Yuji Scratch (Linguagem de programação de computador) Arduino (Controlador programável) Protótipos Programação (Computadores) Scratch (Computer program language) Arduino (Programmable controller) Prototypes Computer programming CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo eletromecânico de experimentação simples, cuja montagem foi realizada com componentes que podem ser encontrados a baixo custo e com reaproveitamento de alguns materiais recicláveis, e com uma placa Arduino, utilizando a linguagem de programação em blocos do Scratch. Este projeto se apresenta para auxiliar no processo de desenvolvimentos do raciocínio lógico, de maneira interativa e atraente. Seu objetivo é criar de forma real e concreta um protótipo programável, cuja programação não fica somente no mundo virtual, mas as implementa em ações reais e objetivas. O trabalho aponta atividades com potencial para capacitar e desenvolver habilidades de raciocínio, programação e manipulação do mundo concreto. 2020-11-13T18:09:23Z 2020-11-13T18:09:23Z 2019-11-04 bachelorThesis GUIMARÃES, Marcos Roberto. Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao Brasil Licenciatura em Informática UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Scratch (Linguagem de programação de computador) Arduino (Controlador programável) Protótipos Programação (Computadores) Scratch (Computer program language) Arduino (Programmable controller) Prototypes Computer programming CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
spellingShingle |
Scratch (Linguagem de programação de computador) Arduino (Controlador programável) Protótipos Programação (Computadores) Scratch (Computer program language) Arduino (Programmable controller) Prototypes Computer programming CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO Guimarães, Marcos Roberto Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
description |
This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Guimarães, Marcos Roberto |
author_sort |
Guimarães, Marcos Roberto |
title |
Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_short |
Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_full |
Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_fullStr |
Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_full_unstemmed |
Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_sort |
uso do scratch e arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
GUIMARÃES, Marcos Roberto. Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596 |
_version_ |
1805318968026595328 |
score |
10,814766 |