Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico

This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process...

ver descrição completa

Autor principal: Guimarães, Marcos Roberto
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11596
recordtype dspace
spelling riut-1-115962020-11-13T18:09:23Z Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico Guimarães, Marcos Roberto Wild, Rafael Wild, Rafael Oliveira, Wellton Costa de Sato, Gustavo Yuji Scratch (Linguagem de programação de computador) Arduino (Controlador programável) Protótipos Programação (Computadores) Scratch (Computer program language) Arduino (Programmable controller) Prototypes Computer programming CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo eletromecânico de experimentação simples, cuja montagem foi realizada com componentes que podem ser encontrados a baixo custo e com reaproveitamento de alguns materiais recicláveis, e com uma placa Arduino, utilizando a linguagem de programação em blocos do Scratch. Este projeto se apresenta para auxiliar no processo de desenvolvimentos do raciocínio lógico, de maneira interativa e atraente. Seu objetivo é criar de forma real e concreta um protótipo programável, cuja programação não fica somente no mundo virtual, mas as implementa em ações reais e objetivas. O trabalho aponta atividades com potencial para capacitar e desenvolver habilidades de raciocínio, programação e manipulação do mundo concreto. 2020-11-13T18:09:23Z 2020-11-13T18:09:23Z 2019-11-04 bachelorThesis GUIMARÃES, Marcos Roberto. Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao Brasil Licenciatura em Informática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Scratch (Linguagem de programação de computador)
Arduino (Controlador programável)
Protótipos
Programação (Computadores)
Scratch (Computer program language)
Arduino (Programmable controller)
Prototypes
Computer programming
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
spellingShingle Scratch (Linguagem de programação de computador)
Arduino (Controlador programável)
Protótipos
Programação (Computadores)
Scratch (Computer program language)
Arduino (Programmable controller)
Prototypes
Computer programming
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Guimarães, Marcos Roberto
Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
description This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Guimarães, Marcos Roberto
author_sort Guimarães, Marcos Roberto
title Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
title_short Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
title_full Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
title_fullStr Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
title_full_unstemmed Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
title_sort uso do scratch e arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GUIMARÃES, Marcos Roberto. Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596
_version_ 1805318968026595328
score 10,814766