Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog
This research focuses on the difficulties faced by learners of languages based on logic programming paradigm, turning specifically to the Prolog language learning. From an introduction to Prolog are discussed concepts like recursion and retroaction as well as the use of external representations as t...
Autor principal: | Faccin, João Guilherme |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-11872 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-118722020-11-14T17:46:57Z Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog Interactive visualization for teaching logic programming in Prolog Faccin, João Guilherme Krynski, Eleandro Maschio Krynski, Eleandro Maschio Porfirio, Andres Jessé Marczal, Diego Programação (Computadores) Programação lógica (Computação) PROLOG (Linguagem de programação de computador) Computer programming Logic programming Prolog (Computer program language) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This research focuses on the difficulties faced by learners of languages based on logic programming paradigm, turning specifically to the Prolog language learning. From an introduction to Prolog are discussed concepts like recursion and retroaction as well as the use of external representations as teaching aid. The proposed solution seeks support in the areas of Algorithms Visualization and Interactive Learning Environments. In order to mitigate the difficulties that make up the research problem, it proposes the use of multiple external representations implemented in an interactive learning environment. A presente pesquisa incide sobre a dificuldade enfrentada por aprendizes de linguagens baseadas no paradigma lógico de programação, voltando-se especificamente ao aprendizado da linguagem Prolog. A partir de uma introdução ao Prolog discutem-se conceitos como retroação e recursividade, bem como a utilização de representações externas como auxílio didático. A solução proposta busca amparo nas áreas de Visualização de Algoritmos e de Ambientes Interativos de Aprendizagem. A fim de atenuar as dificuldades que compõem a problemática da pesquisa, propõe-se a utilização de múltiplas representações externas implementadas em um ambiente interativo de aprendizagem. 2020-11-14T17:46:57Z 2020-11-14T17:46:57Z 2013-12-04 bachelorThesis FACCIN, João Guilherme. Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Guarapuava Brasil Tecnologia em Sistemas para Internet UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Programação (Computadores) Programação lógica (Computação) PROLOG (Linguagem de programação de computador) Computer programming Logic programming Prolog (Computer program language) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Programação (Computadores) Programação lógica (Computação) PROLOG (Linguagem de programação de computador) Computer programming Logic programming Prolog (Computer program language) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Faccin, João Guilherme Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog |
description |
This research focuses on the difficulties faced by learners of languages based on logic programming paradigm, turning specifically to the Prolog language learning. From an introduction to Prolog are discussed concepts like recursion and retroaction as well as the use of external representations as teaching aid. The proposed solution seeks support in the areas of Algorithms Visualization and Interactive Learning Environments. In order to mitigate the difficulties that make up the research problem, it proposes the use of multiple external representations implemented in an interactive learning environment. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Faccin, João Guilherme |
author_sort |
Faccin, João Guilherme |
title |
Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog |
title_short |
Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog |
title_full |
Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog |
title_fullStr |
Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog |
title_full_unstemmed |
Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog |
title_sort |
visualização interativa para o ensino de programação lógica em prolog |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FACCIN, João Guilherme. Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872 |
_version_ |
1805310800462610432 |
score |
10,814766 |