Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação

Operational Research proves to be an important tool for organizations to optimize results. Finding the best mathematical model for real problems always differs from a successful company. Among the highlights of the Operational Research, transportation problems, especially the designation of routes,...

ver descrição completa

Autor principal: Lopes, André Leonardo Franson
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12278
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-12278
recordtype dspace
spelling riut-1-122782020-11-16T11:41:40Z Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação Waste collection optimization using a designation model Lopes, André Leonardo Franson Tondato, Rogério Ferreira, José Ângelo Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano Tondato, Rogério Lixo - Eliminação Caminhões - Rotas Pesquisa operacional Modelos matemáticos Refuse and refuse disposal Truck - Routes Operations research Mathematical models CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Operational Research proves to be an important tool for organizations to optimize results. Finding the best mathematical model for real problems always differs from a successful company. Among the highlights of the Operational Research, transportation problems, especially the designation of routes, consist of establishing the best routes to reduce the costs of the operation, be it delivery, collection or even the two simultaneously. As shown by several authors, the determination of a route to optimize the collection of waste became the main objective for the companies responsible for the collection and destination of waste. Thus, in this work, the main objective is the optimization of the garbage collection routes performed by a company in the north of Paraná, mainly using the designation of routes to better allocation of collection trucks. As a methodology, the field research has used to obtain the most important data of the studied company, such as the distances between the sectors and the capacity of the trucks, as well as the construction of the model and transcription of the data for the constructed mathematical model calculation. As results, a better distribution of the total distance traveled during the week has observed, as well as a reduction of approximately 12% in the days of greater demand. In addition, the total weekly distance reduced by 5%, which means reducing maintenance costs, fuel consumption and emission of pollutants. A Pesquisa Operacional mostra ser uma importante ferramenta para as organizações que buscam otimizar os resultados. Buscar o melhor modelo matemático para problemas reais quase sempre difere uma empresa de sucesso. Dentre os destaques da Pesquisa Operacional, os problemas de transporte, sobretudo a designação de rotas, consistem em estabelecer as melhores rotas para diminuir os custos da operação, seja ela de entrega, coleta ou até os dois simultaneamente. Como mostrado por diversos autores, a determinação de uma rota para otimizar a coleta de resíduos tornou-se o principal objetivo para as empresas responsáveis pela coleta e destino dos resíduos. Sendo assim, neste trabalho, tem-se como objetivo principal a otimização de rotas de coleta de lixo realizadas por uma empresa em uma cidade do norte do Paraná, sobretudo, com a utilização de designação de rotas para melhor alocação dos caminhões de coleta. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de campo para a obtenção dos dados mais importantes da empresa estudada, como as distâncias entre os setores e capacidade dos caminhões, bem como a construção do modelo e transcrição dos dados para o modelo matemático construído. Como resultados, observou-se uma melhor distribuição da distância total percorrida durante a semana, bem como uma redução de aproximadamente 12% nos dias de maior demanda. Além disso, a distância total semanal foi reduzida em 5%, o que implica em redução de custos de manutenção, consumo de combustível e emissão de poluentes. 2020-11-16T11:41:40Z 2020-11-16T11:41:40Z 2019-06-25 bachelorThesis LOPES, André Leonardo Franson. Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12278 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Lixo - Eliminação
Caminhões - Rotas
Pesquisa operacional
Modelos matemáticos
Refuse and refuse disposal
Truck - Routes
Operations research
Mathematical models
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Lixo - Eliminação
Caminhões - Rotas
Pesquisa operacional
Modelos matemáticos
Refuse and refuse disposal
Truck - Routes
Operations research
Mathematical models
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Lopes, André Leonardo Franson
Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
description Operational Research proves to be an important tool for organizations to optimize results. Finding the best mathematical model for real problems always differs from a successful company. Among the highlights of the Operational Research, transportation problems, especially the designation of routes, consist of establishing the best routes to reduce the costs of the operation, be it delivery, collection or even the two simultaneously. As shown by several authors, the determination of a route to optimize the collection of waste became the main objective for the companies responsible for the collection and destination of waste. Thus, in this work, the main objective is the optimization of the garbage collection routes performed by a company in the north of Paraná, mainly using the designation of routes to better allocation of collection trucks. As a methodology, the field research has used to obtain the most important data of the studied company, such as the distances between the sectors and the capacity of the trucks, as well as the construction of the model and transcription of the data for the constructed mathematical model calculation. As results, a better distribution of the total distance traveled during the week has observed, as well as a reduction of approximately 12% in the days of greater demand. In addition, the total weekly distance reduced by 5%, which means reducing maintenance costs, fuel consumption and emission of pollutants.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Lopes, André Leonardo Franson
author_sort Lopes, André Leonardo Franson
title Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
title_short Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
title_full Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
title_fullStr Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
title_full_unstemmed Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
title_sort otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LOPES, André Leonardo Franson. Otimização na coleta de resíduos sólidos através de um modelo de designação. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12278
_version_ 1805305749236088832
score 10,814766