Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental

Acompanha: Sequência didática para o ensino do ciclo menstrual.

Autor principal: Franzão, Jeanine Albieri Kiszka
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1240
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1240
recordtype dspace
spelling riut-1-12402015-06-10T06:00:29Z Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental Franzão, Jeanine Albieri Kiszka Lima, Siumara Aparecida de Stadler, Rita de Cássia da Luz Ensino fundamental Didática Adolescentes (meninas) Fundamental education Didatics Teenage girls Acompanha: Sequência didática para o ensino do ciclo menstrual. The aim of this study is to propose an instructional sequence for teaching the menstrual cycle. For this, the research was based on the guiding documents to education in elementary school National Curriculum Parameters (PCN) and Cross Cutting Themes. It also sought theoretical support about the concepts related to the menstrual cycle (FOX, 2007; Moore, Dalley, 2001; BERENSTEIN, 2001; Coutinho, 1996). This is a qualitative, interpretive nature. The work was developed in a state school education in the city of Ponta Grossa / Pr, with twenty-five students in the 6th grade of elementary school. Data collection occurred through photographic records, audio recordings, protocol of observation participant, records of activities. By applying the instructional sequence data were obtained (through a questionnaire in order to raise the students' preconceptions about the subject, about six modules that address various aspects of the menstrual cycle, and the final production, performed with application of a game). The results indicate that the activities developed during the implementation of the instructional sequence modules contributed to the restructuring of students' preconceptions about the subject as well as the acquisition of new concepts about the menstrual cycle, and provide a unique space for discussions about sexuality , providing opportunities for moments of discussion, exchange of experiences and ideas. In order to share the activities developed through this work, was prepared as a final product, a notebook containing the theoretical teaching of the menstrual cycle and didactic sequences, as well as the proposed activities and suggestions for material for diversification of classes. Este estudo teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino do ciclo menstrual 6º ano do ensino fundamental. Para isso, a pesquisa embasou-se nos documentos norteadores da educação no ensino fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Temas Transversais. Buscou-se também subsídios teóricos acerca dos conceitos relacionados ao ciclo menstrual (FOX, 2007; MOORE, DALLEY, 2001; BERENSTEIN, 2001; COUTINHO, 1996). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa. O trabalho se desenvolveu em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR, junto a vinte e cinco alunos do 6º ano do ensino fundamental. A coleta de dados se deu por meio de registros fotográficos, gravações em áudio, protocolo de observação participante e registros das atividades desenvolvidas. Os dados foram obtidos por meio da seguinte sequência didática composta pela apresentação da situação; produção inicial, que ocorreu por meio de um questionário, a fim de levantar os conceitos prévios dos alunos sobre o tema; seis módulos que abordam sobre os diversos aspectos do ciclo menstrual; e a produção final realizada com aplicação de um jogo. Os resultados apontaram que as atividades desenvolvidas durante a aplicação dos módulos da sequência didática contribuíram para a reestruturação dos conceitos prévios dos alunos sobre o assunto, bem como na aquisição de novos conceitos sobre ciclo menstrual, além de fornecer um espaço único de discussões acerca da sexualidade, oportunizando momentos de discussão, troca de experiências e ideias. A fim de compartilhar as atividades desenvolvidas por meio desse trabalho, foi elaborado, como produto final, um caderno pedagógico contendo a fundamentação teórica sobre o ciclo menstrual e sequências didáticas, assim como as atividades propostas e sugestões de material para diversificação das aulas. 2015-06-09T21:59:49Z 2015-06-09T21:59:49Z 2013-10-02 masterThesis FRANZÃO, Jeanine Albieri Kiszka. Sequência didática para o ensino do ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1240 por application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino fundamental
Didática
Adolescentes (meninas)
Fundamental education
Didatics
Teenage girls
spellingShingle Ensino fundamental
Didática
Adolescentes (meninas)
Fundamental education
Didatics
Teenage girls
Franzão, Jeanine Albieri Kiszka
Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
description Acompanha: Sequência didática para o ensino do ciclo menstrual.
format Dissertação
author Franzão, Jeanine Albieri Kiszka
author_sort Franzão, Jeanine Albieri Kiszka
title Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_short Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_sort sequência didática para o ensino do conteúdo ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2015
citation FRANZÃO, Jeanine Albieri Kiszka. Sequência didática para o ensino do ciclo menstrual: uma experiência com alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1240
_version_ 1805312359513718784
score 10,814766