A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Acompanha material adicional.
Autor principal: | Skora, Angelita |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1247 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-1247 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-12472018-12-10T17:53:59Z A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Skora, Angelita Santos Junior, Guataçara dos Ciência - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Integração na educação Science - Study and teaching Mathematics - Study and teaching School integration Acompanha material adicional. This study aimed to analyze the contributions of the integration of teaching science and mathematics in the early years of elementary school. The survey was conducted with students from 1st year of 2nd cycle of basic education in a school of the Municipal Education of the city of Ponta Grossa, Paraná. For the work in the classroom and motivate students involved dynamically chosen by the procedure of teaching with research and the theme that was used as a pretext for the search of the students was the amount of paper discarded by the school in the morning. A team collected and weighed every day the paper discarded by other classes of the school staff room and office, everything was weighed and recorded. The data collected came to make graphs, calculations and estimates for the interpretation of these data. In these calculations were those involved in mathematics curriculum and informational texts studied, the content of science. The research is applied and qualitative interpretive nature. It was noticed that the students demonstrated in this work motivation and interest. Based on work produced a teaching sequence in order to give teachers a script for the initial years of work to develop the contents of mathematics and science in an integrated and motivating. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da integração do ensino de Ciências e da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do 2º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para que o trabalho em sala motivasse e envolvesse os alunos de forma dinâmica optou-se pelo procedimento de ensino com pesquisa e o tema que foi usado como pretexto para a pesquisa dos alunos foi a quantidade de papel descartado pela escola no período da manhã. Uma equipe coletava e pesava todos os dias o papel descartado pelas outras turmas da escola, sala dos professores e secretaria, tudo era pesado e registrado. Com os dados coletados passaram a fazer gráficos, cálculos e estimativas para a interpretação destes dados. Nesses cálculos eram envolvidos os conteúdos curriculares de matemática e nos textos informativos estudados, os conteúdos de ciências. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. Percebeu-se que neste trabalho os alunos demonstraram motivação e interesse. Com base no trabalho desenvolvido produziu-se uma sequência de ensino com objetivo de oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática e de ciências de forma integrada e motivadora. 2015-06-11T17:41:24Z 2015-06-11T17:41:24Z 2012-12-14 masterThesis SKORA, Angelita. A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1247 por application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Integração na educação Science - Study and teaching Mathematics - Study and teaching School integration |
spellingShingle |
Ciência - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Integração na educação Science - Study and teaching Mathematics - Study and teaching School integration Skora, Angelita A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
Acompanha material adicional. |
format |
Dissertação |
author |
Skora, Angelita |
author_sort |
Skora, Angelita |
title |
A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2015 |
citation |
SKORA, Angelita. A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1247 |
_version_ |
1805305255649345536 |
score |
10,814766 |